Fala de Lula sobre criação do “Dia de Jesus” não se refere ao Natal, mas à Marcha para Jesus
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de setembro de 2022 às 20:23
- 1 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula diz q foi ele que criou o dia de Natal. Foi ele que criou o Natal, foi? Essa desgraça fumou maconha podre”, questiona uma das publicações compartilhadas no Facebook e TikTok.
A alegação acompanha um vídeo em que Lula afirma em um comício político: “Vocês sabem que quem criou a lei que garantiu a existência do Dia de Jesus foi no meu governo, e foi o Lula que criou”.
A fala do ex-presidente foi publicada em suas redes sociais e foi feita durante o seu primeiro discurso na campanha eleitoral de 2022, em 16 de agosto, em frente a uma fábrica de automóveis em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Mas apesar de ter mencionado o "dia de Jesus", Lula não se referia ao Natal, como sugerem as publicações virais, e sim ao Dia Nacional da Marcha para Jesus, instituído durante o seu governo, em 3 de setembro de 2009, pela lei federal nº 12.025.
De acordo com essa lei, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente, o Dia Nacional da Marcha para Jesus é comemorado, anualmente, no primeiro sábado subsequente aos 60 dias após o Domingo de Páscoa.
A sanção presidencial, que contou com a presença de representantes das principais igrejas evangélicas do país foi, na época, noticiada pela imprensa e recentemente lembrada por Lula em suas redes sociais e no site do PT.