Vídeo com multidão de apoiadores de Jair Bolsonaro não é de 2022; circula desde 2021

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 8 de setembro de 2022 às 22:09
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Circula nas redes, desde 7 de setembro de 2022, um vídeo em que uma multidão de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ocupa a orla da praia de Copacabana. Segundo as publicações a sequência teria sido filmada nessa data. No entanto, a gravação, que soma mais de 10 mil compartilhamentos, foi gravada ao menos um ano antes do aniversário de 200 anos da independência do Brasil.

“Agora em Copacabana. 07/09/2022. Quem quiser que invente outras verdades”, diz uma das publicações que circulam no Facebook (1, 2), Kwai (1, 2), TikTok (1, 2) e Twitter (1, 2) com o vídeo filmado do alto e que mostra uma multidão com bandeiras do Brasil caminhando pela orla da praia carioca.

Ao fundo é possível ouvir buzinas e pessoas falando em carros de som, sem ser possível detectar o conteúdo desses discursos.

Image
Captura de tela feita em 8 de setembro de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Contudo, o vídeo circula nas redes, ao menos, desde 2021, quando apoiadores do atual mandatário foram à praia de Copacabana, assim como em 7 de setembro de 2022.

Uma busca por palavras-chave no Twitter permitiu encontrar publicações (1, 2) de 7 de setembro de 2021 que diziam que o mesmo vídeo teria sido filmado na orla da praia de Copacabana durante as comemorações pela independência do Brasil naquela data.

Uma comparação entre fragmentos da gravação que acompanhava essas mensagens e o conteúdo agora viralizado permitiu encontrar os mesmos elementos:

Image
Comparação entre capturas de tela do vídeo que circulou nas redes em 2021 (E)
e da gravação viralizada em 2022 ( . / )

O presidente Jair Bolsonaro esteve presente nas manifestações realizadas em Copacabana em 7 de setembro de 2022 e a AFP cobriu o evento.

Image
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante a celebração do bicentenário da independência em Copacabana em 7 de setembro de 2022 (AFP / Carl de Souza) ( AFP / CARL DE SOUZA)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco