Suposta matéria do G1 noticiando que Lula vai investir em usina nuclear em Cuba é montagem
- Este artigo tem mais de três anos.
- Publicado em 26 de agosto de 2022 às 22:41
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Lula diz se for eleito, vai investir em Usina nuclear em Cuba”, diz um trecho das publicações que circulam no Twitter (1, 2) e Facebook (1, 2).
Os posts são embasados em uma captura de tela da suposta matéria, com o subtítulo: “Preocupado com as constantes crises em Cuba, Argentina e Venezuela, Lula diz que após as eleições deverá investir pesado nesses países. Cuba terá prioridade e deve ganhar usina nuclear”.
No entanto, uma busca no site do G1 não localizou nenhuma matéria com o título “Lula diz que investirá em usina nuclear para solucionar as crises energéticas em Cuba", exibido na imagem compartilhada.
Uma pesquisa realizada no Google com palavras-chave da suposta matéria tampouco levou a registros de que outros veículos tenham noticiado algo semelhante.
Além disso, não há registros de declarações públicas do ex-mandatário nesse sentido. Uma análise do programa de governo da chapa Lula Alckmin entregue pela coligação partidária ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não permitiu encontrar nenhuma menção a Cuba ou a energia nuclear.
A captura de tela viralizada tem, ainda, elemento que indica uma manipulação: abaixo da tarja vermelha de “Eleições” é exibida a palavra “investimento”. Mas uma pesquisa por "investimento" dentro da categoria “Eleições” no portal de notícias exibe um aviso de que essa página não existe.
Procurada pela AFP, a assessoria do Grupo Globo confirmou que o site não publicou nenhuma reportagem com o teor viralizado. “A mensagem é falsa. O post não é de uma reportagem do g1 e não existe um setor 'investimentos' na editoria Eleições”, disse.
O Checamos entrou em contato com a assessoria do presidenciável questionando se Lula fez tal declaração ou se o investimento em uma usina nuclear em Cuba estaria nos planos de um eventual governo petista, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.
Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
