Homem que defende reeleição de Bolsonaro em vídeo é David Cardoso Jr, e não Fábio Assunção

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo em que um homem fala sobre a importância de reeleger o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve mais de 48 mil compartilhamentos nas redes sociais desde o fim de julho de 2022. Usuários afirmam que a pessoa que aparece na gravação é o ator Fábio Assunção, descrito como “ex-petista”. No entanto, trata-se do também ator e pré-candidato à deputado federal pelo mesmo PL, David Cardoso Jr.

“Vamos compartilhar esse vídeo de Fábio Assunção, ex-petista, que faz uma análise perfeita da necessidade de reelegermos Bolsonaro”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2), Telegram e TikTok.

No vídeo, o homem assegura que Bolsonaro vai se reeleger e que, no seu segundo mandato, o presidente faria cair “todo o esquema de poder construído pelo PT e seus associados ao longo de 50 anos”.

Captura de tela feita em 3 de agosto de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

Ao compartilhar a gravação, usuários chamam atenção para o fato de a declaração ser feita, supostamente, por Fábio Assunção, que já manifestou diversas vezes apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No entanto, uma busca reversa por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVid-WeVerify levou ao mesmo vídeo, publicado em 19 de julho de 2022 pelo ator David Cardoso Jr.

No começo do vídeo original, Cardoso diz: “Hoje é 19 de julho, sou eu, David Cardoso”. Esse trecho, assim como a marca d’água que sinalizava o usuário do pré-candidato no Instagram, foram omitidos na publicação viral.

No vídeo completo, David Cardoso avisa, também, que lerá um texto. Uma busca no Google por trechos levou a uma publicação feita no Facebook em 11 de outubro de 2018 pelo ensaísta de Olavo de Carvalho.

A publicação de Carvalho foi feita entre os dois turnos da eleição presidencial de 2018. À época, pesquisas apontavam que Jair Bolsonaro era o favorito para ocupar o cargo contra o então candidato Fernando Haddad (PT).

Eleições 2022