Homem que defende reeleição de Bolsonaro em vídeo é David Cardoso Jr, e não Fábio Assunção
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de agosto de 2022 às 21:22
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vamos compartilhar esse vídeo de Fábio Assunção, ex-petista, que faz uma análise perfeita da necessidade de reelegermos Bolsonaro”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2), Telegram e TikTok.
No vídeo, o homem assegura que Bolsonaro vai se reeleger e que, no seu segundo mandato, o presidente faria cair “todo o esquema de poder construído pelo PT e seus associados ao longo de 50 anos”.
Ao compartilhar a gravação, usuários chamam atenção para o fato de a declaração ser feita, supostamente, por Fábio Assunção, que já manifestou diversas vezes apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No entanto, uma busca reversa por fragmentos do vídeo usando a ferramenta InVid-WeVerify levou ao mesmo vídeo, publicado em 19 de julho de 2022 pelo ator David Cardoso Jr.
No começo do vídeo original, Cardoso diz: “Hoje é 19 de julho, sou eu, David Cardoso”. Esse trecho, assim como a marca d’água que sinalizava o usuário do pré-candidato no Instagram, foram omitidos na publicação viral.
Ver essa foto no Instagram
No vídeo completo, David Cardoso avisa, também, que lerá um texto. Uma busca no Google por trechos levou a uma publicação feita no Facebook em 11 de outubro de 2018 pelo ensaísta de Olavo de Carvalho.
A publicação de Carvalho foi feita entre os dois turnos da eleição presidencial de 2018. À época, pesquisas apontavam que Jair Bolsonaro era o favorito para ocupar o cargo contra o então candidato Fernando Haddad (PT).