O vídeo do suposto saque em Tucumán, na Argentina, foi gravado em um protesto
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 2 de agosto de 2022 às 17:20
- 3 minutos de leitura
- Por Nadia NASANOVSKY, AFP Argentina, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Começou os saques na Argentina… O presidente apoiado pelo Lula, destruiu o país…”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2), Facebook, TikTok e Kwai.
Um conteúdo semelhante também circula em espanhol.
No Twitter, vários usuários responderam a postagens viralizadas em espanhol com a informação de que a sequência havia sido gravada na "Puente Lucas Córdoba", na província de Tucumán, em 28 de julho de 2022. Além disso, eles questionam ou negam diretamente que tenham ocorrido saques.
Uma comparação entre a captura de tela do vídeo viral e uma foto da Ponte Lucas Córdoba publicada no Google revela que a cena, de fato, foi gravada lá:
Uma busca no Twitter pelo termo em espanhol “Ponte Lucas Córdoba” levou a uma convocação do grupo Frente Popular Darío Santillán para um protesto na quinta-feira, 28 de julho, no local.
Inclusive, na mesma conta do Twitter, a organização publicou uma série de imagens da mobilização.
Se va forjando la unidad desde abajo contra el ajuste, por trabajo digno, y contra la criminalización de las organizaciones populares.
— FPDS TUCUMAN (@fpdstuc) July 28, 2022
Miles de compañerxs de diversas organizaciones cortan el puente Lucas Córdoba en #Tucuman
La deuda es con el pueblo.
Pan y Trabajo. pic.twitter.com/2e4JFqbq2R
O dia de protesto foi noticiado pela mídia local e fez parte de uma série de manifestações que também encheram as ruas de Buenos Aires.
"[O vídeo] foi [gravado] durante o dia nacional de protestos das organizações sociais Marchas em todo o país. E também em Tucumán. Não tem nada a ver com saques", disse à AFP a Casa de Governo da província.
O vídeo mais antigo encontrado pela AFP nas redes sociais foi publicado no Facebook em 28 de julho de 2022 às 14h02, horário da Argentina. As imagens também apresentam melhor resolução do que nas demais publicações. A AFP entrou em contato com o usuário que o publicou, mas não recebeu resposta até a data de publicação desta verificação.
Nessa sequência, não se observa que quem corre carregue itens roubados.
Sobre o que aconteceu naquele dia na ponte Lucas Córdoba, o portal de notícias Telefe informou: "A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras da Argentina Autônoma (CTAA) convocou para esta quinta-feira um dia nacional de assembleias para pedir ‘o salário universal e o aumento para aposentados’, entre outras reivindicações. Finalmente, a polícia despejou os piqueteiros e houve correria".