Este vídeo mostra evento beneficente na Polônia, não protesto com agricultores na Holanda

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo mostrando bombeiros em cima de caminhões com sirenes tocando viraliza com a alegação de que eles estão protestando em solidariedade aos agricultores holandeses, que se manifestam desde junho de 2022 contra um plano do governo para reduzir as emissões de nitrogênio. Mas após analisar elementos visuais e entrar em contato com o autor do registro e com o organizador da ação, a AFP confirmou que, na verdade, trata-se de bombeiros poloneses em um ato beneficente em seu país para uma menina de cinco anos doente.

“URGENTE: Bombeiros da Holanda juntam-se aos agricultores. Assim que se faz”, diz a legenda que acompanha o vídeo, compartilhado no Twitter e no Facebook mais de 6 mil vezes desde ao menos 10 de julho de 2022.

Conteúdo similar circula em espanhol, húngaro, croata, polaco, inglês, francês e alemão.

Captura de tela feita em 14 de julho de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

As publicações começaram a circular no âmbito de protestos de agricultores na Holanda contra um novo plano do governo para reduzir as emissões de nitrogênio.

Mas, na verdade, o vídeo mostra um evento beneficente na Polônia.

Na parte de trás dos uniformes é possível ler a inscrição “straz”, abreviação de bombeiro em polonês.

O vídeo em algumas das postagens mostra a marca do TikTok com o nome de usuário daniel998dxdx. Ele postou o mesmo vídeo em 22 de maio de 2022 com a descrição em polonês “Caminhada noturna de resgate para Maja”, incluindo diferentes hashtags no idioma, como “bombeiro” e Krosno, cidade do sul do país.

O vídeo do TikTok, com mais de 1,5 milhão de visualizações, tem centenas de comentários em inglês, alemão e francês, alguns dos quais falam de políticos corruptos e protestos de agricultores. Uma minoria de comentários assegura que o vídeo foi, na verdade, gravado na Polônia.

Uma pesquisa no Google usando palavras-chave da publicação do TikTok levou a artigos poloneses (1, 2) relatando que, em 21 de maio de 2022, membros dos serviços de emergência locais da área da cidade de Krosno realizaram um evento beneficente para arrecadar fundos para o tratamento de uma menina de 5 anos chamada Maja. A criança mora em Potok, uma cidade próxima. De acordo com as mensagens, a menina tinha paralisia cerebral e precisaria passar por um tratamento de reabilitação.

“A Caminhada noturna dos socorristas é um evento beneficente extraordinário organizado pela OSP Dobieszyn e Krosno112.pl, no qual participaram cerca de cem veículos do serviço de emergência”, informou um jornal local.

OSP significa “Corpo de bombeiros voluntários” em polonês; Dobieszyn é uma cidade vizinha de Potok; enquanto o Krosno112 é um site de notícias local que “fornece informações sobre dificuldades nas estradas e operações de resgate”.

O site afirma que “o portal Krosno112.pl também é conhecido por organizar ações benéficas [como] ‘A Caminhada noturna dos socorristas’ para pessoas necessitadas e por anunciar outras ações de caridade”. Esse evento também é mencionado na descrição do vídeo no TikTok.

O site publicou uma galeria de fotos sobre o evento beneficente para a menina Maja. Comparando essas fotos com o vídeo viral, podem ser encontradas semelhanças, como a disposição dos caminhões dos bombeiros com o mesmo número de identificação:

Comparação entre capturas de tela de uma imagem do Krosno112 (E) e uma publicação no Facebook, feita em 14 de julho de 2022 ( . / )

Ao comparar outro trecho do vídeo com outra imagem da galeria, é possível ver que eles foram feitos ao mesmo tempo.

Nas duas capturas de tela, pessoas vestindo trajes civis podem ser vistas entre os bombeiros nas imagens e no vídeo. É possível identificar em ambas as imagens, por exemplo, a mulher destacada com um círculo na comparação a seguir, em pé no caminhão 347R24 e olhando para a pessoa que gravou o vídeo viral no TikTok. Da perspectiva do campo de visão (marcado com um cone branco), o responsável pela gravação deve estar no caminhão marcado com 347R64:

Comparação entre capturas de tela de uma imagem de Krosno112 (E) e uma publicação no Facebook, feita em 14 de julho de 2022 ( . / )

O caminhão de bombeiros com o número 347R64 aparece em outros vídeos do usuário do TikTok daniel998dxdx, e também leva a inscrição Jedlicze, uma cidade no condado de Krosno.

A AFP entrou em contato com o corpo de bombeiros de Jedlicze em 12 de julho de 2022, que identificou o usuário como o bombeiro local Daniel Zając.

Ao falar com Zając, ele disse: “Sim, eu fiz o vídeo em nosso veículo do corpo de bombeiros de Jedlicze. Não é na Holanda, obviamente. Foi durante uma arrecadação de fundos para Maja”.

A AFP também perguntou à Sede Municipal do Serviço Estatal de Bombeiros em Krosno sobre a gravação: “O vídeo enviado foi feito durante o evento beneficente ‘Nocna Jazda Ratowników’ [Caminhada Noturna dos Socorristas]. Nossos bombeiros nunca organizaram nenhum protesto em apoio aos agricultores na Holanda”, responderam em 12 de julho.

Ao analisar detalhes do vídeo, como uma casa e o campo ao fundo, a AFP identificou que ele foi feito no estacionamento de Orlen em Jedlicze, mesmo local que a página do Facebook dos eventos de angariação de fundos indica em sua localização.

O portal Krosno112 também confirmou que o vídeo do TikTok que viralizou nas redes sociais com a alegação de que mostrava um protesto na Holanda foi gravado durante o evento beneficente na Polônia.

Agricultores protestam na Holanda

Protestos de agricultores na Holanda começaram a ser recorrentes em 2019, quando o governo anunciou seus  planos para restringir a agricultura e a pecuária para reduzir as emissões de nitrogênio.

Agricultores holandeses usam tratores para limitar o tráfego nas estradas e, em pelo menos uma ocasião, agricultores alemães também realizaram um protesto em solidariedade a seus colegas holandeses. A AFP não encontrou vestígios de um protesto dos bombeiros holandeses em solidariedade aos agricultores.

Um dos últimos protestos em massa ocorreu em 22 de junho de 2022, e teve a participação de milhares de agricultores que dirigiam tratores na Holanda central, após a divulgação dos planos do governo que poderiam levar a uma redução de 30% na pecuária.

A Holanda, segundo maior exportador agrícola do mundo, é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa da Europa, especialmente o nitrogênio, e muito disso é atribuído ao esterco e fertilizantes produzidos pelo gado. Mas os agricultores dizem que estão sendo atacados injustamente, ao contrário de grandes empresas e da indústria, com muitos prometendo resistir a qualquer plano de reduzir ou fechar fazendas.