Joe Biden não colocou uma medalha nas costas de um veterano de guerra dos Estados Unidos

Publicações nas redes sociais afirmam que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, colocou uma medalha nas costas e não no peito de um veterano de guerra do Vietnã. As publicações, que mostram um vídeo do momento, têm sido compartilhadas milhares de vezes desde o dia 6 de julho de 2022. Mas a sequência original mostra que Biden colocou a condecoração no peito do ex-combatente, e não nas costas.

“A Esquerda É Exatamente Isso:Mentecapta” diz uma das publicações que circula no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2), TikTok e Kwai (1, 2) que mostram o vídeo de 16 segundos em que supostamente o mandatário coloca a medalha nas costas do homenageado.

O vídeo também circula em outros idiomas, como espanhol, inglês, húngaro, romano e sérvio.

Image
Captura de tela feita em 14 de julho de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

A medalha de honra do Congresso é a condecoração militar mais importante das forças armadas nos Estados Unidos e outorga-se a quem se sobressaiu em batalha mediante a atos heróicos.

Em 5 de julho de 2022, Biden entregou a Medalha de Honra a quatro soldados do Exército que lutaram na Guerra do Vietnã, entre eles Dwight W. Birdwell, o veterano que aparece no vídeo. Segundo declarou a Casa Branca, Birdwell recebeu o reconhecimento por suas ações em janeiro de 1968, quando, durante um ataque perto de Saigon (Ho Chi Minh), levou um comandante que manejava um tanque de guerra a um lugar seguro, em meio ao fogo inimigo. Ele liderou um grupo de soldados para repelir o ataque e ajudou na evacuação de feridos, apesar de ter lesões na face e no corpo.

Várias cadeias de televisão pública dos Estados Unidos transmitiram ao vivo a cerimônia, como a C-SPAN e PBS. A partir do minuto 28:43 no seguinte vídeo observa-se o momento da entrega da medalha a Birdwell, que coincide com a filmagem viralizada.

No entanto, o vídeo que circula nas redes, omite o fragmento em que Biden se aproxima de Birdwell por trás e pendura a medalha ao redor de seu pescoço, sobre seu peito.

Um fotógrafo da AFP presente na cerimônia captou esse momento:

Image
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entrega a Medalha de Honra ao veterano Dwight Birdwell por suas ações na Guerra do Vietnã, durante cerimônia na Casa Branca, em Washington, em 5 de junho de 2022 ( AFP / Saul Loeb)

Devido à má qualidade do vídeo viralizado, a medalha não fica visível com clareza, mas ao comparar a transmissão da PBS com a filmagem, observa-se o exato momento da condecoração:

Image
Comparação entre capturas de tela da transmissão da PBS (E.) e o vídeo viralizado no Facebook, realizada em 14 de julho de 2022 ( .)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco