Joe Biden não colocou uma medalha nas costas de um veterano de guerra dos Estados Unidos

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações nas redes sociais afirmam que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, colocou uma medalha nas costas e não no peito de um veterano de guerra do Vietnã. As publicações, que mostram um vídeo do momento, têm sido compartilhadas milhares de vezes desde o dia 6 de julho de 2022. Mas a sequência original mostra que Biden colocou a condecoração no peito do ex-combatente, e não nas costas.

“A Esquerda É Exatamente Isso:Mentecapta” diz uma das publicações que circula no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2), TikTok e Kwai (1, 2) que mostram o vídeo de 16 segundos em que supostamente o mandatário coloca a medalha nas costas do homenageado.

O vídeo também circula em outros idiomas, como espanhol, inglês, húngaro, romano e sérvio.

Captura de tela feita em 14 de julho de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

A medalha de honra do Congresso é a condecoração militar mais importante das forças armadas nos Estados Unidos e outorga-se a quem se sobressaiu em batalha mediante a atos heróicos.

Em 5 de julho de 2022, Biden entregou a Medalha de Honra a quatro soldados do Exército que lutaram na Guerra do Vietnã, entre eles Dwight W. Birdwell, o veterano que aparece no vídeo. Segundo declarou a Casa Branca, Birdwell recebeu o reconhecimento por suas ações em janeiro de 1968, quando, durante um ataque perto de Saigon (Ho Chi Minh), levou um comandante que manejava um tanque de guerra a um lugar seguro, em meio ao fogo inimigo. Ele liderou um grupo de soldados para repelir o ataque e ajudou na evacuação de feridos, apesar de ter lesões na face e no corpo.

Várias cadeias de televisão pública dos Estados Unidos transmitiram ao vivo a cerimônia, como a C-SPAN e PBS. A partir do minuto 28:43 no seguinte vídeo observa-se o momento da entrega da medalha a Birdwell, que coincide com a filmagem viralizada.

No entanto, o vídeo que circula nas redes, omite o fragmento em que Biden se aproxima de Birdwell por trás e pendura a medalha ao redor de seu pescoço, sobre seu peito.

Um fotógrafo da AFP presente na cerimônia captou esse momento:

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entrega a Medalha de Honra ao veterano Dwight Birdwell por suas ações na Guerra do Vietnã, durante cerimônia na Casa Branca, em Washington, em 5 de junho de 2022 ( AFP / Saul Loeb)

Devido à má qualidade do vídeo viralizado, a medalha não fica visível com clareza, mas ao comparar a transmissão da PBS com a filmagem, observa-se o exato momento da condecoração:

Comparação entre capturas de tela da transmissão da PBS (E.) e o vídeo viralizado no Facebook, realizada em 14 de julho de 2022 ( .)
Política dos EUA