O uniforme do Japão com mangás é uma falsificação baseada em um design extraoficial
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de abril de 2022 às 18:11
- 4 minutos de leitura
- Por Adrià LABORDA, AFP Espanha, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Camisa da seleção do japão para copa de 2022!”, indicam publicações no Facebook (1, 2) e no Twitter (1, 2), junto com a imagem de uma camisa com o escudo da federação de futebol japonesa e o logotipo da Adidas no peito.
Na estampa aparecem os personagens de “Doraemon”, “Dragon Ball”, “One Piece”, “Detetive Conan”, “Yu Yu Hakusho” e “Naruto”, entre outros.
Conteúdo semelhante circula em francês, inglês e espanhol.
Uma busca reversa feita pela equipe de checagem da AFP no Google levou ao registro mais antigo da imagem, um tuíte datado de 25 de abril de 2021 que reproduz quatro fotografias de uma proposta conceitual de design “versão mangá”.
A publicação, em francês, diz: “O objetivo desta camisa é homenagear a cultura japonesa destacando o mundo do mangá”. Além disso, detalha que inclui os 60 mangás favoritos dos japoneses. A mesma conta já compartilhou outros desenhos de camisas de futebol (1, 2, 3).
O autor do tuíte, Enzio Pellizzari, conhecido nas redes sociais como ZIOVISUALS, se define em sua descrição no Twitter como “criador de conteúdo esportivo digital”.
Pellizzari disse à AFP que costuma publicar “uniformes conceituais para clubes ou seleções. Mas é apenas uma paixão”. Embora seu tuíte reproduza um design digital de várias perspectivas e com o logotipo da Adidas em branco, os usuários nas redes sociais compartilham uma foto ou um vídeo da camisa com o mesmo desenho, mas com o emblema da marca esportiva em vermelho.
Vários sites online vendem esse mesmo uniforme a preços que variam de 200 reais a 435 reais (93 dólares), de acordo com a conversão do Banco Central do Brasil de 19 de abril de 2022.
O designer digital reconheceu a autoria do uniforme com as ilustrações de mangás e explicou à AFP que “fábricas de camisas falsas pegaram o desenho e a vendem pela internet” sem que ele tenha a ver com o processo de produção e de venda. Ele tampouco enviou seu desenho à Adidas ou esteve em contato com a marca, além de não ter se apresentado em um concurso para que essa ilustração se tornasse realidade.
O autor insistiu que essa camisa “não é oficial” e que “nunca será usada pela seleção do Japão”.
Embora o design de Enzio Pellizzari utilize o logotipo da marca, assim como nas publicações virais, alguns detalhes nas camisas das postagens checadas diferem do uniforme idealizado pelo designer: o logo da Adidas não é vermelho, mas branco, e não há a bandeira japonesa ou o número do jogador.
Com a viralização das imagens da camisa com a estampa de mangás, Enzio Pellizzari alertou nas redes sociais em 12 de abril de 2022 que a sua conta “não é nada além de um simples portfólio”. “Publico ideias de camisas porque gosto, mas em nenhum caso pretendo que sejam reproduzidas e vendidas”, assinalou, condenando a “reprodução ilegal”.
A equipe de checagem da AFP não encontrou nenhum registo de que a edição mangá seja a camisa da próxima Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, nem que a seleção japonesa a tenha usado em alguma partida das eliminatórias para o Mundial.
Consultado pela AFP, um responsável de comunicação da Adidas na Espanha declarou, em 12 de abril de 2022, que “a camisa do Japão para o Mundial ainda não foi apresentada, portanto ainda é confidencial”. Além disso, a assessoria de imprensa do grupo Adidas disse à AFP que não comenta vazamentos ou especulações.
Meios de comunicação internacionais (1, 2) comentaram o desenho e especificaram que a camisa não faz parte do uniforme oficial da seleção japonesa.
O uniforme oficial com o qual o Japão jogou as eliminatórias também é azul com detalhes vermelhos na lateral. Este mostra nuvens estampadas, não personagens de mangás.
O Japão selou a sua classificação pela sétima vez consecutiva para a Copa do Mundo após derrotar a Austrália por 2 a 0 com uma dobradinha de Kaoru Mitoma na reta final da partida.
A seleção japonesa estará no grupo E e enfrentará a Alemanha, tetracampeã mundial e três vezes campeã da Eurocopa, e a Espanha, com um título da Copa do Mundo e três europeus. A equipe que completará o grupo sairá da repescagem entre Costa Rica e Nova Zelândia.