Alinne Moraes não disse à Revista Claudia que fará “sexo gratuito” se Jair Bolsonaro for reeleito

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações que alegam que a atriz Alinne Moraes declarou, em entrevista à Revista Claudia, que fará “sexo gratuito” caso o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito nas eleições de outubro de 2022 foram compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais ao menos desde o 5 de abril passado. Embora Moraes tenha sido entrevistada pelo magazine em janeiro de 2022, em nenhum momento disse essa frase. Sua assessoria afirmou à AFP que as alegações virais não têm “nenhum grau de verdade” e a editora-chefe da revista também negou a suposta declaração.

“Ela cobrava???? Independente de quanto for, está caro”, diz uma das publicações no Twitter e no Facebook (1, 2), acompanhadas por capturas de tela de um artigo sobre a suposta entrevista da atriz.

Alguns conteúdos circulam com o link da matéria, que destaca um trecho da suposta declaração que teria sido concedida ao jornalista Pedro Henrique França da Revista Claudia: “Farei sexo gratuito caso o bozo seja reeleito”.

Captura de tela feita em 13 de abril de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

Uma pesquisa no Google pelos termos “Alinne Moraes” e “Revista Claudia” levou a uma entrevista com a atriz, feita por França e publicada pela revista em 14 de janeiro de 2022.

No bate-papo, Moraes fala sobre vários temas, como os desafios da pandemia, da maternidade e da profissão.

Perguntada sobre seu posicionamento em relação às eleições de outubro, ela responde: “Espero que não faltem vacinas, que o Bolsonaro caia e que as pessoas não desperdicem seu voto. A gente precisa tombar o Bolsonaro. E a pessoa que é capaz de tombar esse homem é o Lula”.

A atriz não menciona o atual presidente em qualquer outro trecho da entrevista e em nenhum momento diz que fará “sexo gratuito”.

Procurada pelo Checamos, a assessoria de comunicação de Alinne Moraes afirmou, em 11 de abril de 2022, que “não existe nenhum grau de verdade” na declaração viralizada nas redes.

Paula Jacob, editora-chefe da Revista Claudia e responsável por coordenar e editar todo o conteúdo produzido pela equipe, também disse à AFP que em nenhum momento do diálogo “ela [Alinne Moraes] falou que faria sexo gratuito caso Bolsonaro fosse eleito”.

Uma busca por “Alinne Moraes” no site da revista não levou a qualquer conteúdo semelhante às alegações virais.

O AFP Checamos também consultou as publicações da Revista Claudia arquivadas em janeiro de 2022 nos sites Wayback Machine e Archive, mas nenhuma delas continha a declaração compartilhada nas redes.

Uma pesquisa no Google pela frase “Farei sexo gratuito caso o bozo seja reeleito” levou somente a desmentidos.

18 de abril de 2022 Alterada a conjugação verbal no 1º parágrafo de “foi entrevistada” para “tenha sido entrevistada”.
Eleições 2022