Vídeo que circula como se fosse de enchente em Petrópolis em março de 2022 é antigo
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de março de 2022 às 17:36
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Petrópolis neste último domingo”, dizem publicações no Facebook e no Twitter.
A filmagem voltou a circular no último 20 de março de 2022, após fortes chuvas atingirem a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Em 24 horas, caíram 534,6 milímetros de chuva, de acordo com a Defesa Civil.
Entre a tarde e a noite de 15 de fevereiro, Petrópolis havia sido atingida pelas piores chuvas desde 1932. O desastre provocou deslizamentos de terras, enchentes e deixou mais de 230 mortos.
Registro antigo
Em uma busca reversa no Google por um dos frames do vídeo, realizada por meio da ferramenta InVid-WeVerify*, associada às palavras-chave “Petrópolis” e “enchente”, o Checamos encontrou a mesma gravação, publicada em 16 de fevereiro de 2022 no canal CaptureWeb no YouTube. O registro foi o mais antigo identificado pela equipe.
Por telefone, a equipe de checagem da AFP conversou com o administrador do canal, que afirmou não ser o autor do vídeo nem se recordar de sua origem. No entanto, ele assegurou que a gravação mostra a cidade de Petrópolis, na região do Alto da Serra, na rua Padre Feijó.
Ao buscar a localização no Google Street View, o Checamos pôde confirmar as semelhanças com o local que aparece no vídeo a partir da fachada das casas, do edifício branco ao fundo e da árvore no lado direito da rua:
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.