O patinador russo Ivan Bukin não é cego, ao contrário do que dizem posts nas redes sociais
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 18:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Hong Kong, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esse casal, dançando sobre patins no gelo o tango mais famoso do mundo ‘La Cumparsita’, do compositor Uruguaio Geraldo Matos Rodrigues, por si só é um espetáculo inesquecível, entretanto o que torna esta dança uma obra divina é o fato do patinador ser CEGO!”, escreveu um usuário ao compartilhar o vídeo no Facebook (1, 2, 3, 4). A peça de desinformação também foi compartilhada no Instagram (1, 2) e no Twitter (1,2).
Conteúdo semelhante também circula em árabe, chinês, espanhol, francês e inglês.
Na sequência de 3 minutos e 11 segundos que viralizou nas redes sociais, os nomes dos patinadores, Alexandra Stepanova e Ivan Bukin, aparecem antes deles iniciarem a apresentação, a partir de 9 segundos.
Uma busca por esses nomes no YouTube, levou a este vídeo em que a performance completa é exibida. De acordo com a descrição da gravação, o registro foi feito durante uma competição realizada em 2017. Uma pesquisa pelas palavras “2017 Worlds Dance FD” levou a outro vídeo publicado pela International Skating Union (ISU) em maio de 2020. A gravação, intitulada "Ice Dance Free Dance | 2017 ISU World Figure Skating Championships Helsinki FIN | #WorldFigure, mostra Bukin e Stepanova iniciando a apresentação a partir de 02:03:23.
Ivan Bukin e Alexandra Stepanova são patinadores artísticos russos. No entanto, nem no perfil de Bukin no site da ISU, nem nesta entrevista concedida ao canal do órgão no YouTube há qualquer menção de que o atleta seja cego. Também não há sinais da possível cegueira em vídeos como este ou este, publicados em sua conta no Instagram.
Bukin e Stepanova foram convocados para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 pela ROC, sigla em inglês para o Comitê Olímpico Russo. A dupla ficou em sexto lugar na categoria dança no gelo - dança livre e em quinto lugar na categoria dança rítmica na competição.
Tangos, mas não “La cumparsita”
A sequência que viralizou é acompanhada da música "La cumparsita", tango composto pelo uruguaio Gerardo Matos.
No entanto, o vídeo original encontrado pelo AFP Checamos mostra que, na verdade, a música escolhida para a coreografia dos patinadores russos era uma seleção de tangos ("Libertango" e "Primavera porteña") do argentino Astor Piazzolla.