O patinador russo Ivan Bukin não é cego, ao contrário do que dizem posts nas redes sociais

O patinador russo Ivan Bukin não é cego, ao contrário do que dizem posts nas redes sociais

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo da apresentação de um homem e uma mulher durante uma competição de patinação foi compartilhado mais de mil vezes em redes sociais desde junho de 2021. Segundo as publicações, que voltaram a circular em 2022, o homem que aparece nas imagens seria cego. No entanto, Ivan Bukin, o atleta russo da gravação, não possui essa deficiência visual. Além disso, em algumas das publicações o vídeo é acompanhado da composição "La cumparsita", do uruguaio Gerardo Matos, mas o casal se apresentou com uma seleção de tangos do argentino Astor Piazzolla.

“Esse casal, dançando sobre patins no gelo o tango mais famoso do mundo ‘La Cumparsita’, do compositor Uruguaio Geraldo Matos Rodrigues, por si só é um espetáculo inesquecível, entretanto o que torna esta dança uma obra divina é o fato do patinador ser CEGO!”, escreveu um usuário ao compartilhar o vídeo no Facebook (1, 2, 3, 4). A peça de desinformação também foi compartilhada no Instagram (1, 2) e no Twitter (1,2).

Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

Conteúdo semelhante também circula em árabe, chinês, espanhol, francês e inglês.

Na sequência de 3 minutos e 11 segundos que viralizou nas redes sociais, os nomes dos patinadores, Alexandra Stepanova e Ivan Bukin, aparecem antes deles iniciarem a apresentação, a partir de 9 segundos.

Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2022 de uma publicação no Facebook, destacando os nomes dos patinadores ( . / )

Uma busca por esses nomes no YouTube, levou a este vídeo em que a performance completa é exibida. De acordo com a descrição da gravação, o registro foi feito durante uma competição realizada em 2017. Uma pesquisa pelas palavras “2017 Worlds Dance FD” levou a outro vídeo publicado pela International Skating Union (ISU) em maio de 2020. A gravação, intitulada "Ice Dance Free Dance | 2017 ISU World Figure Skating Championships Helsinki FIN | #WorldFigure, mostra Bukin e Stepanova iniciando a apresentação a partir de 02:03:23.

Ivan Bukin e Alexandra Stepanova são patinadores artísticos russos. No entanto, nem no perfil de Bukin no site da ISU, nem nesta entrevista concedida ao canal do órgão no YouTube há qualquer menção de que o atleta seja cego. Também não há sinais da possível cegueira em vídeos como este ou este, publicados em sua conta no Instagram.

Bukin e Stepanova foram convocados para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 pela ROC, sigla em inglês para o Comitê Olímpico Russo. A dupla ficou em sexto lugar na categoria dança no gelo - dança livre e em quinto lugar na categoria dança rítmica na competição.

Os russos Alexandra Stepanova e Ivan Bukin durante a competição nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 14 de fevereiro de 2022 ( AFP / Anne-Christine Poujoulat)

Tangos, mas não “La cumparsita”

A sequência que viralizou é acompanhada da música "La cumparsita", tango composto pelo uruguaio Gerardo Matos.

No entanto, o vídeo original encontrado pelo AFP Checamos mostra que, na verdade, a música escolhida para a coreografia dos patinadores russos era uma seleção de tangos ("Libertango" e "Primavera porteña") do argentino Astor Piazzolla.

Captura de tela feita em 15 de fevereiro de 2022 de vídeo no YouTube, destacando a música da coreografia ( . / )
Jogos Olímpicos de Tóquio