É montagem o vídeo em que músicos tocam canção associada a Bolsonaro para Moro em Fortaleza
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 14:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Aí o Moro foi a um jantar em Fortaleza, mas o sanfoneiro é Bolsonarista”, dizem as publicações compartilhadas no Twitter (1, 2, 3). Conteúdo similar também circula no Facebook (1, 2, 3), Instagram (1, 2, 3) e TikTok.
A gravação viralizada nas redes tem 36 segundos e mostra o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que deixou o governo do presidente Jair Bolsonaro em abril de 2020, acusando o atual mandatário de interferência política na Polícia Federal. No vídeo, Moro assiste a uma apresentação na qual, supostamente, os músicos teriam tocado o ritmo da canção “Baile de Favela”, que é associada a Jair Bolsonaro.
Moro, que é considerado um possível pré-candidato às eleições presidenciais de 2022, esteve no estado do Ceará no último dia 6 de fevereiro. No dia seguinte recebeu o título de “cidadão juazeirense”, na prefeitura de Juazeiro do Norte. Na mesma viagem, o ex-ministro também esteve na capital do estado, Fortaleza.
Procurada pelo Checamos em 14 de fevereiro de 2022, a assessoria de Moro informou que o momento das publicações viralizadas ocorreu em um jantar com empresários em Fortaleza no último 8 de fevereiro, como dito nas redes. No entanto, a assessoria também enviou ao Checamos uma gravação mais longa do mesmo momento, com cerca de 1 minuto de duração, na qual é possível ver que a música tocada era diferente da ouvida nas postagens viralizadas.
No lugar do ritmo do sucesso “Baile de Favela”, ouve-se trechos como: “É triste ver esse homem, guerreiro, menino” e “eu vejo que ele berra, eu vejo que ele sangra, a dor que tem no peito, pois ama e ama”, da canção “Guerreiro Menino”, de Gonzaguinha.
O vídeo sem a música associada a Bolsonaro também foi publicado no perfil oficial de Moro no Instagram em 14 de fevereiro de 2022, onde pode-se observar que o movimento da boca do artista coincide com a letra da música cantada originalmente. A sequência publicada na conta do ex-ministro contém o mesmo instante visto nas publicações viralizadas, quando um dos músicos e outra pessoa presente no jantar olham para trás:
Procurado pelo Checamos, o artista Waldonys, identificado na legenda da publicação do ex-ministro como responsável pela apresentação musical em questão, confirmou que o vídeo viralizado foi manipulado.
“É uma montagem (...). Colocaram o áudio em cima. A música que eu toquei aí é ‘Guerreiro Menino’, do Gonzaguinha”, afirmou.
Waldonys também acrescentou que nunca tocou a música associada ao presidente Jair Bolsonaro.
Uma busca no Google pelos termos “baile de favela + sanfoneiro” levou a um vídeo publicado no YouTube no qual a canção é tocada no instrumento, o que coincide com o som ouvido no vídeo viralizado.