Vídeo em que Bolsonaro é hostilizado é de 2017, e não do último jogo do Flamengo contra o Atlético Paranaense
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 21:30
- Atualizado em 18 de fevereiro de 2020 às 13:53
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Fora Bolsonaro!! Assim Bolsonaro foi recebido em Brasília no jogo do Flamengo x Atlético Paranaense no Mané Garrincha! Te prepara Boso, daqui p frente será assim!! [sic]”, diz um tuíte que acompanha o vídeo, curtido mais de 5 mil vezes desde 16 de fevereiro. “Bolsonaro leva cartão vermelho e [é] expulso do jogo Flamengo x Atlético”, escreveu outro usuário, na mesma rede social.
As postagens acompanham uma gravação de 13 segundos, na qual o presidente passa por um grupo de pessoas que gritam “Fora Bolsonaro”. No final do vídeo, Bolsonaro parece tropeçar e cair.
As mesmas imagens aparecem em múltiplos artigos (1, 2, 3) e em postagens no Facebook (1, 2, 3), YouTube (1, 2) e Instagram (1, 2), somando mais de 175 mil visualizações.
Usuários também solicitaram a verificação do vídeo, compartilhado inclusive em espanhol, pelo Twitter do AFP Checamos.
Uma busca reversa* pelas imagens viralizadas mostra, contudo, que elas circulam nas redes sociais há mais de dois anos - não podendo, portanto, corresponder ao jogo do último domingo.
O mesmo vídeo foi publicado no Twitter em 15 de setembro de 2017, junto à alegação de que mostrava Bolsonaro sendo expulso da FUMEC, faculdade localizada em Belo Horizonte (MG).
De fato, naquela data, Bolsonaro realizou uma palestra na faculdade, como parte do projeto FUMEC Pensando o Brasil, que convidou pré-candidatos à Presidência da República a exporem suas “diretrizes e planejamentos de gestão”. O evento foi marcado por manifestações, contra e a favor do então deputado.
Uma comparação entre o vídeo viralizado e uma gravação da palestra, publicada na página de Bolsonaro no Facebook, permite concluir que se trata do mesmo evento, como demonstrado abaixo:
Procurada pela equipe de checagem da AFP, a FUMEC confirmou que a gravação viralizada foi feita na instituição em 15 de setembro de 2017, mas esclareceu que Bolsonaro não foi “expulso” da faculdade no dia em questão. “A cena representa apenas um pequeno protesto ocorrido em sua chegada à universidade, sendo que a palestra ocorreu normalmente e em segurança”, disse em e-mail.
O presidente realmente compareceu à final da Supercopa do Brasil, disputada entre Flamengo e Atlético Paranaense no último domingo, 16 de fevereiro, acompanhado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e de outros integrantes do governo.
Segundo relatado por diversos veículos (1, 2, 3), a presença de Bolsonaro não foi anunciada no microfone e não houve vaias ou aplausos significativos em reação a seu comparecimento ao jogo.
Como visto em fotografia da AFP, a roupa usada por Bolsonaro na partida de domingo não é a mesma vista no vídeo viralizado.
Em resumo, é falso que este vídeo mostre o presidente Jair Bolsonaro sendo expulso da final da Supercopa do Brasil de 2020. A gravação é de 2017, quando Bolsonaro foi hostilizado ao realizar uma palestra em uma faculdade de Minas Gerais. O presidente compareceu ao jogo citado, mas veículos não registraram reações expressivas à sua presença.
*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores
EDIT 18/02: Atualiza com resposta da Fumec no 10º parágrafo