Vídeo de bombeiros comemorando a chuva na Austrália é de novembro de 2019

Publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde 4 de janeiro de 2020 mostram imagens de bombeiros comemorando a chegada da chuva durante os graves incêndios que afetam a Austrália. Entretanto, as postagens não explicam que o vídeo, apesar de autêntico, foi feito dois meses antes, em novembro de 2019.

“Bombeiros comemorando chuva que começou a cair na Austrália” e “Depois de várias semanas, os bombeiros comemoram a chegada da chuva na Austrália”, são algumas das legendas que acompanham o vídeo (1), compartilhado desde 4 de janeiro de 2020. Alguns artigos (1, 2, 3) sobre a comemoração também foram compartilhados mais de 13 mil vezes a partir da mesma data, embora um deles tenha sido publicado em novembro.

Captura de tela feita em 7 de janeiro de 2020 mostra publicação viralizada no Facebook

Em espanhol, o conteúdo (1, 2, 3, 4) também viralizou, com o vídeos sendo reproduzidos mais de 1,7 milhão de vezes e compartilhados mais de 62 mil vezes.

Um dos artigos compartilhados atualmente nas redes sociais, do site Revista Pazes, além de ser de novembro de 2019, conta com o vídeo publicado por uma conta no Facebook do Corpo de Bombeiros “Leongatha Fire Brigade”.

Ao acessar a conta no Facebook da brigada, há o vídeo original, com 34 segundos de duração. Entretanto, ele não foi publicado em janeiro de 2020, mas em 25 de novembro de 2019.

“Esta é a nossa equipe em Rollands Plains em NSW [Nova Gales do Sul, em português] neste momento com alguns moradores muito felizes, e que estiveram preocupados por mais de um mês. Essas pessoas também estiveram ajudando a cozinhar comida para todos os bombeiros e habitantes que foram obrigados a abandonar seus lares durante as últimas 2 semanas”, assinala a publicação, que tem mais de um milhão de reproduções e foi compartilhada mais de 11 mil vezes.

No site da Revista Pazes, inclusive, há ao final do texto a seguinte nota: “Por algum motivo desconhecido, este conteúdo viralizou no início de 2020 e muitos julgaram que essa chuva fosse atual. Gostaríamos que a chuva fosse permanente e que a comemoração fosse cotidiana, contudo hoje, 06 de janeiro de 2020, as notícias são de devastação e mortes pelo fogo na Austrália”.

Os mais recentes incêndios na Austrália começaram em setembro de 2019 e, desde então, queimaram mais de oito milhões de hectares. Comparativamente, quase 2,5 milhões de hectares viraram carvão em agosto na Amazônia e os incêndios de 2018 na Califórnia destruíram quase 800 mil hectares em uma das piores temporadas de incêndios florestais nesse estado americano.

Os últimos incêndios na Austrália causaram a morte de ao menos 25 pessoas e destruíram mais de 1.500 casas.

Helicóptero militar sobrevoa fábrica de lascas de madeira em chamas no Eden, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, em 6 de janeiro de 2020

Em resumo, o vídeo dos bombeiros australianos comemorando a chegada da chuva é verdadeiro, mas foi feito em novembro de 2019, não em janeiro de 2020.

AFP Uruguay
AFP Brasil