Vídeo de bombeiros comemorando a chuva na Austrália é de novembro de 2019
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 20:45
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Uruguai, Bruno SCELZA, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Bombeiros comemorando chuva que começou a cair na Austrália” e “Depois de várias semanas, os bombeiros comemoram a chegada da chuva na Austrália”, são algumas das legendas que acompanham o vídeo (1), compartilhado desde 4 de janeiro de 2020. Alguns artigos (1, 2, 3) sobre a comemoração também foram compartilhados mais de 13 mil vezes a partir da mesma data, embora um deles tenha sido publicado em novembro.
Em espanhol, o conteúdo (1, 2, 3, 4) também viralizou, com o vídeos sendo reproduzidos mais de 1,7 milhão de vezes e compartilhados mais de 62 mil vezes.
Um dos artigos compartilhados atualmente nas redes sociais, do site Revista Pazes, além de ser de novembro de 2019, conta com o vídeo publicado por uma conta no Facebook do Corpo de Bombeiros “Leongatha Fire Brigade”.
Ao acessar a conta no Facebook da brigada, há o vídeo original, com 34 segundos de duração. Entretanto, ele não foi publicado em janeiro de 2020, mas em 25 de novembro de 2019.
“Esta é a nossa equipe em Rollands Plains em NSW [Nova Gales do Sul, em português] neste momento com alguns moradores muito felizes, e que estiveram preocupados por mais de um mês. Essas pessoas também estiveram ajudando a cozinhar comida para todos os bombeiros e habitantes que foram obrigados a abandonar seus lares durante as últimas 2 semanas”, assinala a publicação, que tem mais de um milhão de reproduções e foi compartilhada mais de 11 mil vezes.
No site da Revista Pazes, inclusive, há ao final do texto a seguinte nota: “Por algum motivo desconhecido, este conteúdo viralizou no início de 2020 e muitos julgaram que essa chuva fosse atual. Gostaríamos que a chuva fosse permanente e que a comemoração fosse cotidiana, contudo hoje, 06 de janeiro de 2020, as notícias são de devastação e mortes pelo fogo na Austrália”.
Os mais recentes incêndios na Austrália começaram em setembro de 2019 e, desde então, queimaram mais de oito milhões de hectares. Comparativamente, quase 2,5 milhões de hectares viraram carvão em agosto na Amazônia e os incêndios de 2018 na Califórnia destruíram quase 800 mil hectares em uma das piores temporadas de incêndios florestais nesse estado americano.
Os últimos incêndios na Austrália causaram a morte de ao menos 25 pessoas e destruíram mais de 1.500 casas.
Em resumo, o vídeo dos bombeiros australianos comemorando a chegada da chuva é verdadeiro, mas foi feito em novembro de 2019, não em janeiro de 2020.