Uma manipulação de fotos fez com que o ex-presidente Lula parecesse estar com a cabeça entre as pernas de Fidel Castro

Copyright AFP 2017-2020. All rights reserved.

Uma publicação compartilhada nas redes sociais mais de mil vezes desde o último 30 de novembro mostra duas fotografias nas quais supostamente estão o ex-presidente Lula e o falecido líder cubano Fidel Castro. Em uma delas, Lula parece estar com a cabeça entre as pernas de Fidel. No entanto, as imagens foram manipuladas: as originais não mostram o ex-presidente brasileiro, mas sim o general venezuelano Vladimir Padrino López, e em nenhuma ele aparece ajoelhado.

“Gostaria que os esquerdalha lixo podre. me dissese o que faz o comunista lixo podre ladrão e assassino Lula. com a cara enfiada no colo de Fidel Castro. Alguém sabe? [sic]”, diz a postagem do Facebook, datada de 30 de novembro, que tinha comentários como: “Comunista de Adidas” e “Deve estar cheirando algo kkkkkkkkk”.

Por meio da busca reversa* foi possível encontrar no Google as fotografias originais. A fotografia de cima, na qual o rosto de Lula foi inserido, aparece em uma matéria de setembro de 2015 do site venezuelano Panorama, intitulada: “Padrino López reapareceu em imagens com Fidel Castro”.

A segunda fotografia, por sua vez, foi encontrada em um artigo do site Diario Las Américas. Ambos os textos davam como fonte das fotos a conta no Twitter de Padrino López, atual ministro da Defesa da Venezuela.

Publicadas em 5 de setembro de 2015, as imagens são acompanhadas pela seguinte legenda, em tradução livre do espanhol: “Obrigado COMANDANTE!. Continuaremos agarrados às ideias e às causas mais nobres da humanidade. Até a Vitória!”.

Uma das imagens, na qual Lula parece estar com a cabeça no colo de Fidel Castro, foi duplamente manipulada: o rosto do ex-presidente brasileiro foi sobreposto ao de Padrino López, e, além disso, ela foi aproximada e distorcida a fim de parecer que o homem junto ao líder cubano não estava sentado, mas ajoelhado com a cabeça entre suas pernas.

Apesar destas imagens terem sido alteradas digitalmente, quando era presidente (2003 - 2011) Lula encontrou o falecido líder cubano diversas vezes (1, 2, 3) e mesmo após deixar o cargo. Em 2016, o petista compareceu a uma cerimônia de homenagem a Fidel após sua morte, em Santiago, Cuba.

Em resumo, as duas fotos nas publicações viralizadas não mostram o ex-presidente Lula ao lado do líder cubano Fidel Castro, que faleceu em novembro de 2016. Trata-se do ministro da Defesa venezuelano, o general Vladimir Padrino López, e em nenhum momento ele apareceu ajoelhado diante de Fidel.