A tartaruga da foto é uma galápago gigante da Austrália, e não Jonathan, de Santa Helena

A fotografia de uma tartaruga identificada como "Jonathan", o mais antigo animal terrestre vivo, circula nas redes sociais desde o último mês de abril, sendo compartilhada mais de 29 mil vezes. Embora a tartaruga Jonathan, como diz o texto da publicação, faça 190 anos em 2022, não é ela que aparece na imagem com outras três tartarugas menores. Este animal é uma tartaruga gigante de Galápagos que vive em um zoológico australiano, enquanto Jonathan mora na ilha britânica de Santa Helena.

Nascido em 1832, Jonathan, a Tartaruga, deve completar 190 anos em 2022. Isso faz dele o animal terrestre mais velho conhecido vivo hoje”, diz uma das publicações viralizadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2).

Um conteúdo semelhante circulou em espanhol e inglês

Image
Captura de tela feita em 30 de junho de 2021 de uma publicação no Facebook

Quem é a tartaruga Jonathan?

A tartaruga Jonathan existe e vive na ilha britânica de Santa Helena, no Oceano Atlântico. É uma tartaruga das Seychelles ou Aldabra. É considerado o animal terrestre mais antigo do mundo e, de acordo com a edição 2019 do Guinness Book of World Records, tinha na época 187 anos. Ou seja, completa 190 em 2022, como indicam as publicações virais. 

Em 2017, a AFP fez uma reportagem em foto e vídeo sobre a tartaruga.

Image
Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, nos jardins da residência oficial do Governador do Reino Unido na ilha britânica de Santa Helena, em 20 de outubro de 2017 (Gianluigi Guercia / AFP)

No entanto, a imagem de uma enorme tartaruga ao lado de três outras menores não retrata Jonathan.

Outra tartaruga, muito mais jovem

Por meio de uma busca reversa de imagens, a equipe de checagem da AFP descobriu que a fotografia viral foi publicada em 2014 em um site sobre nascimentos de animais em zoológicos australianos. A foto é creditada ao Zoológico Taronga Western Plains e mostra uma tartaruga gigante das Galápagos neste centro australiano.

Em 30 de abril de 2014, o próprio zoológico publicou a fotografia em sua conta do Instagram.

Em 2019, por ocasião de outra desinformação sobre a mesma tartaruga verificada pela AFP, a porta-voz do zoológico australiano disse que a tartaruga na foto viralizada se chama A11 e tem cerca de 50 anos, longe dos quase dois séculos de Jonathan.

Segundo páginas especializadas, o casco da tartaruga gigante de Galápagos pode chegar a medir entre 1,5 e 1,8 metros e, em cativeiro, o animal pode chegar aos 180 anos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco