A tartaruga da foto é uma galápago gigante da Austrália, e não Jonathan, de Santa Helena
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de junho de 2021 às 18:34
- 4 minutos de leitura
- Por AFP África do Sul, James OKONG'O
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nascido em 1832, Jonathan, a Tartaruga, deve completar 190 anos em 2022. Isso faz dele o animal terrestre mais velho conhecido vivo hoje”, diz uma das publicações viralizadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2).
Um conteúdo semelhante circulou em espanhol e inglês.
Quem é a tartaruga Jonathan?
A tartaruga Jonathan existe e vive na ilha britânica de Santa Helena, no Oceano Atlântico. É uma tartaruga das Seychelles ou Aldabra. É considerado o animal terrestre mais antigo do mundo e, de acordo com a edição 2019 do Guinness Book of World Records, tinha na época 187 anos. Ou seja, completa 190 em 2022, como indicam as publicações virais.
Em 2017, a AFP fez uma reportagem em foto e vídeo sobre a tartaruga.
No entanto, a imagem de uma enorme tartaruga ao lado de três outras menores não retrata Jonathan.
Outra tartaruga, muito mais jovem
Por meio de uma busca reversa de imagens, a equipe de checagem da AFP descobriu que a fotografia viral foi publicada em 2014 em um site sobre nascimentos de animais em zoológicos australianos. A foto é creditada ao Zoológico Taronga Western Plains e mostra uma tartaruga gigante das Galápagos neste centro australiano.
Em 30 de abril de 2014, o próprio zoológico publicou a fotografia em sua conta do Instagram.
Em 2019, por ocasião de outra desinformação sobre a mesma tartaruga verificada pela AFP, a porta-voz do zoológico australiano disse que a tartaruga na foto viralizada se chama A11 e tem cerca de 50 anos, longe dos quase dois séculos de Jonathan.
Segundo páginas especializadas, o casco da tartaruga gigante de Galápagos pode chegar a medir entre 1,5 e 1,8 metros e, em cativeiro, o animal pode chegar aos 180 anos.