A tartaruga da foto é uma galápago gigante da Austrália, e não Jonathan, de Santa Helena

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

A fotografia de uma tartaruga identificada como "Jonathan", o mais antigo animal terrestre vivo, circula nas redes sociais desde o último mês de abril, sendo compartilhada mais de 29 mil vezes. Embora a tartaruga Jonathan, como diz o texto da publicação, faça 190 anos em 2022, não é ela que aparece na imagem com outras três tartarugas menores. Este animal é uma tartaruga gigante de Galápagos que vive em um zoológico australiano, enquanto Jonathan mora na ilha britânica de Santa Helena.

Nascido em 1832, Jonathan, a Tartaruga, deve completar 190 anos em 2022. Isso faz dele o animal terrestre mais velho conhecido vivo hoje”, diz uma das publicações viralizadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2).

Um conteúdo semelhante circulou em espanhol e inglês

Captura de tela feita em 30 de junho de 2021 de uma publicação no Facebook

Quem é a tartaruga Jonathan?

A tartaruga Jonathan existe e vive na ilha britânica de Santa Helena, no Oceano Atlântico. É uma tartaruga das Seychelles ou Aldabra. É considerado o animal terrestre mais antigo do mundo e, de acordo com a edição 2019 do Guinness Book of World Records, tinha na época 187 anos. Ou seja, completa 190 em 2022, como indicam as publicações virais. 

Em 2017, a AFP fez uma reportagem em foto e vídeo sobre a tartaruga.

Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, nos jardins da residência oficial do Governador do Reino Unido na ilha britânica de Santa Helena, em 20 de outubro de 2017 (Gianluigi Guercia / AFP)

No entanto, a imagem de uma enorme tartaruga ao lado de três outras menores não retrata Jonathan.

Outra tartaruga, muito mais jovem

Por meio de uma busca reversa de imagens, a equipe de checagem da AFP descobriu que a fotografia viral foi publicada em 2014 em um site sobre nascimentos de animais em zoológicos australianos. A foto é creditada ao Zoológico Taronga Western Plains e mostra uma tartaruga gigante das Galápagos neste centro australiano.

Em 30 de abril de 2014, o próprio zoológico publicou a fotografia em sua conta do Instagram.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Taronga Zoo (@tarongazoo)

Em 2019, por ocasião de outra desinformação sobre a mesma tartaruga verificada pela AFP, a porta-voz do zoológico australiano disse que a tartaruga na foto viralizada se chama A11 e tem cerca de 50 anos, longe dos quase dois séculos de Jonathan.

Segundo páginas especializadas, o casco da tartaruga gigante de Galápagos pode chegar a medir entre 1,5 e 1,8 metros e, em cativeiro, o animal pode chegar aos 180 anos.

 
AFP África do Sul
Tradução e adaptação