A suposta capa do jornal Folha de S.Paulo elogiando Bolsonaro não é autêntica
Em uma reunião com seus ministros, o presidente Jair Bolsonaro assegurou que quem fosse elogiado pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo perderia seu cargo. No último dia 23 de maio, pouco após esta declaração ser divulgada, começou a circular nas redes sociais uma suposta capa em que o jornal paulista classifica o mandatário como “o maior Presidente da história do Brasil”. No entanto, esta edição nunca existiu.
A imagem da suposta capa foi compartilhada mais de 3.500 vezes no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2, 3) e Instagram.
“Em reunião ministerial, Bolsonaro afirmou que quem fosse elogiado pela @folha ou pelo @OGloboPolitica perderia o cargo. Olha o que a Folha fez”, escreveu uma usuária ao tuitar a edição viralizada. “Provavelmente uma das melhores primeira página [sic] de sempre. Parabéns pela coragem Folha de São Paulo”, escreveu outro no Facebook.
A imagem também circulou em espanhol.

Uma análise da capa permite identificar sua suposta data de publicação: o último sábado, 23 de maio. No entanto, a primeira página da Folha de S.Paulo neste dia foi outra, como demonstrado abaixo.
Além disso, a comparação permite observar alguns detalhes que confirmam a falsidade da versão que circula nas redes, como a presença de um ponto final no título e o uso da letra maiúscula na palavra “presidente”, termo que, segundo o manual de estilo do jornal, é sempre escrito em minúscula.

A reunião ministerial
A declaração mencionada na capa viralizada realmente foi dita por Bolsonaro, durante uma reunião realizada com sua equipe de ministros no último dia 22 de abril.
O conteúdo do encontro veio a público em 22 de maio, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou gravações da reunião, como parte de um inquérito que apura as acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro acerca de uma suposta tentativa do presidente de interferir politicamente na Polícia Federal.
Segundo Moro, as gravações da reunião mostrariam que Bolsonaro o pressionou a trocar o comando da PF para proteger a sua família.
“Aqui eu já falei: perde o ministério quem for elogiado pela Folha ou pelo Globo!”, disse Bolsonaro, como demonstra a transcrição do encontro publicada pelo STF.

Desde que a declaração de Bolsonaro foi divulgada, nenhuma das capas publicadas pela Folha de S.Paulo (1, 2, 3, 4, 5) coincidiu com a imagem viralizada. A análise destas imagens mostra, ainda, que a capa compartilhada nas redes não segue o padrão, nem estético, nem de conteúdo da Folha de S.Paulo, que não costuma publicar manchetes irônicas ou sarcásticas.
Os sites de verificação Maldita e Observador também revelaram a falsidade destas publicações.
Em resumo, a suposta capa do jornal Folha de S.Paulo de 23 de maio de 2020 elogiando o presidente Jair Bolsonaro é falsa, trata-se de uma montagem.