
O asteroide 1998 OR2 passará perto da órbita da Terra em 29 de abril, mas não a impactará
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 12 de março de 2020 às 20:22
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África, Valentina DE MARVAL, AFP Factual, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nasa alerta para asteroide que pode acabar com a humanidade” e “NASA alerta para um asteroide que pode atingir a Terra em abril e acabar com a humanidade”, são os títulos de alguns artigos e publicações em sites (1, 2, 3), Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2) e Instagram.

Combinação de capturas de tela de sites e redes sociais feita em 12 de março de 2020
Algumas postagens somam mais de 29 mil compartilhamentos no Facebook e 40 mil curtidas no Instagram.
Várias das publicações, que também circularam em árabe e espanhol, asseguram que o asteroide se chama 1998 OR2 e que ele atingirá a Terra em 29 de abril de 2020.
Os asteroides são objetos rochosos menores que os planetas e que orbitam o Sol, geralmente entre Marte e Júpiter. A sua formação data de cerca de 4,5 bilhões de anos.
Em 1998, cientistas da Nasa descobriram dois asteroides, que denominaram 1998 OR2 e 1998 OH, como pode-se conferir neste arquivo da época.
Desde então, a agência informou que estes corpos rochosos não apresentam “indícios de que vão se aproximar de forma perigosa da Terra, ao menos nas próximas décadas”, e advertiu que eles são “suficientemente grandes para provocar efeitos a nível global” se um deles chegasse a atingir a superfície terrestre. No mesmo artigo, contudo, reiteram que os asteroides “não representam uma ameaça imediata à Terra”.
No site da Nasa pode-se ver este registro da distância dos objetos próximos à Terra, no qual aparece o 1998 OR2. Ali, a agência norte-americana mostra que este asteroide se aproximará do planeta Terra a uma distância equivalente a 16 vezes a distância entre a Lua e a Terra, no próximo 29 de abril.

Captura de tela do registro de objetos próximos à Terra disponível no site oficial da Nasa
A Nasa também mostra em seu site este gráfico do movimento do asteroide, no qual é possível conferir que a sua órbita não chocará com a Terra:

Imagem baixada do site oficial da Nasa
Ao fazer uma busca pelo nome do asteroide no site da Nasa são encontrados resultados relacionados somente a sua descoberta, mas nenhum sobre uma suposta colisão com a Terra.
Em resumo, é falso que a Nasa tenha alertado sobre um choque do asteroide 1998 OR2 com a Terra em 29 de abril deste ano. O corpo rochoso, na realidade, passará perto da órbita do planeta, mas não impactará a superfície.