Não, um nigeriano não foi enterrado neste carro de 90 mil dólares; trata-se da cena de um filme

Uma fotografia foi compartilhada mais de 3,6 mil vezes nas redes sociais, bem como por meios de comunicação do mundo todo, com a afirmação de que mostra um homem nigeriano sendo enterrado pelo seu filho em uma BMW X6, avaliada em cerca de 88.000 dólares. Contudo, isto é falso; a AFP descobriu que a foto foi tirada no cenário de um filme chamado “Social Club”, gravado na Nigéria.

“Um homem rico da Nigéria, enterrou seu pai numa BMW… Assim é AMOR ou ESTUPIDEZ” e “Um homem rico na Nigéria enterrou o seu pai em um BMW de luxo 0km”, dizem as legendas de algumas das postagens viralizadas nas redes sociais, com o registro mais antigo encontrado em junho de 2018. Muitos dos comentários sugerem que os leitores acreditavam que a publicação fosse verdade.

Captura de tela feita em 3 de outubro de 2019 no Facebook mostra a publicação viralizada

A mesma postagem foi publicada pelo site Naij.com em 10 de junho de 2018, um jornal on-line nigeriano agora chamado Legit. O Legit reportou que os “os nigerianos fazem algumas coisas bizarras e o resto do mundo aprendeu a seguir o fluxo, mas este nível de bizarrice vai além do estranho”. A matéria foi vista por mais de 481 mil pessoas, segundo o monitoramento do Legit.

A mesma fotografia foi publicada com uma narrativa similar pelo Oddity Central nos Estados Unidos; por The Sun, Daily Mail e The Metro no Reino Unido; pelo The Times na África do Sul; The Tribune no Paquistão; India Today, assim como por grandes veículos na Nigéria e no Quênia. The Sun, Daily Mail e Legit corrigiram as suas publicações desde que a checagem da AFP em inglês foi publicada.

Esta foto também foi compartilhada em inglês no Facebook e Twitter.

Trata-se da cena de um filme, não de um enterro real

Foi feita uma pesquisa por meio do mecanismo de busca reversa* para tentar encontrar a fonte original da imagem, mas o registro mais antigo achado data de 10 de junho de 2018, quando foi publicada no Facebook por Zevi Gins.

Captura de tela salva em 9 de outubro de 2019 no Facebook mostra comentário que diz que a cena foi feita em um set de filmagem

Percorrendo os 4.800 comentários da primeira postagem, encontramos dizeres de atores alegando que a foto foi tirada em um set de filmagem e que ela não mostrava um enterro real.

O ator de Nollywood - indústria cinematográfica da Nigéria - Ifedi Michael escreveu em um comentário no ano passado que a produção ainda estava sendo filmada em Asaba, cidade no sul da Nigéria. Ele mencionou dois dos atores que aparecem nesta cena específica, marcando um deles, a atriz Richeal Ogbonnaya.

Na publicação, é possível ver que ela respondeu o comentário de Michael dizendo que estava “cansada de explicar” que esta cena não é real.

A equipe de verificação da AFP tentou entrar em contato com Michael e Ogbonnaya para obter mais informações, mas ainda não teve resposta.

No entanto, foi possível rastrear as pegadas digitais de ambos os atores e encontrar cartazes promocionais do filme em questão, cujo título é “Social Club”. Nos cartazes, pode-se ver o mesmo homem de verde e vermelho segurando maços de dinheiro, a BMW prateada e os agentes funerários vestidos de preto com quepes e gravata dourados.

Captura de tela salva em 9 de outubro de 2019 mostra pôster promocional do filme postado no Facebook

Também procuramos pelo filme no YouTube e encontramos a cena exata de onde a foto foi tirada. Assista ao vídeo aqui:

A produção prega contra os sacrifícios que são realizados na Nigéria por pessoas que tentam se juntar à elite do país.

Em resumo, esta fotografia não mostra um nigeriano sendo enterrado em uma BMW, pois, na verdade, trata-se da cena de um filme de Nollywood.

*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.