Não, mulher que aparece em foto com o filtro “Ele Não” faleceu antes do incidente envolvendo o padre

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 18 de julho de 2019 às 22:02
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Publicações compartilhadas mais de 1.500 vezes em diferentes redes sociais afirmam que uma foto com o filtro “Ele Não”, amplamente utilizado por opositores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mostra a mulher que empurrou o padre Marcelo Rossi em 14 de julho. No entanto, a fotografia é de uma jovem que faleceu um dia antes do incidente envolvendo o padre.

“Foi ela que agrediu o Padre Marcelo… devidamente explicado”, diz uma das publicações, compartilhada centenas de vezes no Facebook desde 15 de julho. “Só podia ser petralha mesmo”, reagiu uma usuária à postagem. “Uma petista mentirosa”, comentou outra. 

Image
Captura de tela feita em 16 de julho de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

As publicações (1, 2) fazem referência à mulher que empurrou o padre Marcelo Rossi, muito conhecido por promover a fé católica em livros, CDs e programas de televisão, durante uma missa em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, em 14 de julho. Segundo reportagens, ao menos 50 mil pessoas participavam da celebração no momento do incidente.

No entanto, uma busca reversa* pela imagem viralizada mostra que a jovem em questão não poderia ter empurrado o padre, visto que faleceu um dia antes.

De acordo com diversas reportagens (1, 2, 3), a mulher vista na foto é Larissa Carla Martinelli, que faleceu na madrugada do dia 13 de julho em uma tabacaria em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

Image
Captura de tela feita em 16 de julho de 2019 do jornal Correio do Estado

Em pesquisa no Facebook, o Checamos pôde confirmar que é mesmo Larissa quem aparece na imagem viralizada. A jovem realmente já havia compartilhado no seu perfil na rede social a mesma foto com um filtro contra o presidente Bolsonaro.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, a expressão “Ele Não” foi amplamente utilizada por críticos do capitão da reserva.

Por sua vez, diversas reportagens (1, 2) identificaram a mulher que agrediu o padre como V. H. F. S, natural do Rio de Janeiro, de 32 anos. Ainda segundo os artigos, ela teria alegado sofrer de transtorno bipolar e afirmado que está passando por tratamento psiquiátrico.

Em resumo, a mulher que aparece na foto com um filtro contra o presidente Jair Bolsonaro não é a mesma que empurrou o padre Marcelo Rossi, mas uma jovem que faleceu um dia antes do incidente. 

*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco