Não, Lionel Messi não usou uma camisa com a foto de Jair Bolsonaro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de junho de 2019 às 22:10
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“JA JA COMEÇA OS MIMIMI DE PETISTA...VÃO FALAR QUE É MONTAGEM”, diz a legenda da publicação, que na imagem também contém os dizeres: “É isso aí Messi, sempre fui teu fã e não é a toa” (sic).
A equipe de checagem da AFP no Brasil encontrou a fotografia original de Lionel Messi, na qual ele aparece celebrando um gol levantando a camisa do Barcelona para mostrar uma blusa branca com a frase “Fuerza tio”, e não com a foto de Jair Bolsonaro.
A imagem foi tirada em 10 de março de 2007 pelo fotógrafo Jasper Juinen da agência Associated Press, durante um jogo pela Liga Espanhola contra o Real Madrid, no estádio Camp Nou, em Barcelona.
No banco de imagens da AFP também é possível encontrar uma sequência de fotos desse momento.
Com apenas 20 anos e somente há três no Barcelona, Messi fez os três gols do clube catalão no empate por 3 a 3 contra o seu maior rival no futebol, o Real Madrid. Segundo disse em uma entrevista concedida no mesmo dia ao jornal Clarín, essa frase foi uma homenagem porque seu tio havia acabado de perder o pai. “Meu tio foi um pai para mim e queria consolá-lo”.
Paralelamente, o AFP Checamos localizou um site que permite colocar qualquer fotografia na blusa branca de Messi para parecer que o argentino está efetivamente usando-a, como é possível ver nestes exemplos (1, 2 e 3).
Além disso, a fotografia de Jair Bolsonaro supostamente vista na camisa do argentino, na verdade, não teria como estar ali, já que ela foi tirada em 19 de agosto de 2015, ou seja, oito anos depois da foto de Messi.
A foto em questão mostra o ainda deputado federal pelo PSL Jair Bolsonaro fazendo um sinal de arma com as mãos. Esta imagem foi cortada da original, na qual ele aparece ao lado do deputado Alberto Fraga (DEM). Nesse dia foi votada a redução da maioridade penal em crimes graves, que foi aprovada.
Em resumo, além de existir a fotografia original de Lionel Messi levantando a camisa e entrevistas suas a respeito da frase colocada, não teria como ele ter usado uma blusa com aquela foto de Jair Bolsonaro, já que a partida em questão ocorreu em 2007 e a foto de Bolsonaro data de 2015.