Não há registros de que Ibrahimovic disse ser “três vezes melhor que Cristiano Ronaldo”

Publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde que Zlatan Ibrahimovic assinou com o AC Milan no início de 2020 asseguram que o atacante sueco disse ter escolhido a camisa 21 por se considerar “três vezes melhor do que Cristiano Ronaldo”, que usa a número 7. Entretanto, essas declarações não aparecem publicamente em nenhum local e o próprio Zlatan assinalou que o novo número da camisa foi escolhido por seu filho mais velho.

“Eu escolhi o ‘21’ porque o Cristiano Ronaldo usa a ‘7’ e eu sou 3 vezes melhor que ele”, dizem as postagens, acompanhadas por fotografias do astro sueco segurando a sua nova camisa do Milan, compartilhadas mais de mil vezes desde o início de janeiro no Facebook (1) e com mais de 17 mil curtidas e 2 mil retuítes no Twitter (1).

Captura de tela feita em 12 de fevereiro de 2020 no Facebook

Alegações semelhantes circulam em espanhol nas redes sociais (1), além de aparecerem em artigos e vídeos no YouTube.

Uma busca pelas possíveis declarações de Ibrahimovic no Google leva a um vídeo da conta do Milan no YouTube. Nas imagens de sua primeira entrevista depois de chegar ao clube, Ibrahimovic é questionado sobre a escolha do número 21 para a sua camisa, ao que respondeu (00:00-00:10): “Porque é o número do meu filho mais velho. Mostrei a ele todos os números disponíveis e ele escolheu o número 21”.

Durante a apresentação de Ibrahimovic no Milan em 3 de janeiro deste ano, pode-se ouvir o jogador sueco dizer (00:23-00:35): “É bonito que Cristiano Ronaldo esteja na Itália... em breve veremos como será”. As declarações, contudo, não correspondem com o que foi compartilhado nas publicações viralizadas, que, além disso, datam de um dia antes.

Comentários severos

Anteriormente, em 5 de dezembro de 2019, o jornal esportivo italiano La Gazzetta dello Sport reuniu outras declarações dadas por Ibra à revista GQ Italia sobre Cristiano Ronaldo: “O verdadeiro Ronaldo é o brasileiro”, respondeu ao ser perguntado se na Itália encontraria o “verdadeiro Ronaldo”. “O seu não é um talento natural, mas sim fruto de muito trabalho”, acrescentou o sueco.

As páginas e os meios de comunicação que afirmaram que Ibrahimovic escolheu o número 21 “porque ser três vezes melhor do que Cristiano Ronaldo” não citam nenhuma fonte, ou origem dessas palavras. Depois de novas buscas no Google e relatos da imprensa sobre a data em que Ibrahimovic chegou ao Milan, não foi encontrada nenhuma declaração do sueco que correspondesse a essa afirmação.

Em 27 de dezembro de 2019, foi anunciado o retorno de Ibrahimovic, de 38 anos, ao Milan com um contrato de seis meses, após sua passagem pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. O atacante sueco jogou 85 partidas em sua passagem anterior pelo Milan (2010-2012), marcando 56 gols e ajudando-os a conquistar a Série A (a 18ª da história do clube) e a Supercopa da Itália.

Em resumo, não há registro de que Ibrahimovic tenha ligado a escolha do número 21 de sua camisa a Cristiano Ronaldo, mas sim, em suas próprias palavras, escolheu esse número por conta de seu filho mais velho.