Não, a foto é uma montagem e quem aparece na original é o presidente dos EUA, Donald Trump
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de julho de 2019 às 19:48
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Quem foi que disse que #Bolsonaro ficaria ‘isolado’ no G20? Na verdade, ele foi o centro das atenções, tendo fechado o maior acordo econômico da história do Brasil, algo que foi tentado por 20 anos, pelos presidentes anteriores, sem êxito! Parabéns, presidente!", diz uma das publicações, compartilhada aproximadamente mil vezes.
No entanto, uma pesquisa em motores de busca mostra que a foto foi adulterada digitalmente. A imagem original foi feita pelo fotógrafo oficial do governo alemão, Jesco Denzel, durante a reunião do G7 — grupo do qual o Brasil não faz parte — em junho de 2018, no Canadá.
A imagem original foi compartilhada no Instagram pela própria chanceler alemã, Angela Merkel, que aparece diante de Donald Trump, e não Bolsonaro.
Na época em que a foto original foi tirada, ela viralizou na Internet como um retrato das tensões entre o presidente norte-americano e os demais líderes do G7, principalmente devido às tarifas impostas por Washington sobre importações de aço e alumínio.
Frente à repercussão da imagem, o próprio Trump publicou no Twitter outros cliques do mesmo momento, visando mostrar que mantinha um bom relacionamento com os líderes do grupo.
I have a great relationship with Angela Merkel of Germany, but the Fake News Media only shows the bad photos (implying anger) of negotiating an agreement - where I am asking for things that no other American President would ask for! pic.twitter.com/Ib97nN5HZt
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 15 de junho de 2018
Bolsonaro realmente participou da cúpula do G20 no final de junho deste ano em Osaka, Japão, onde um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia foi alcançado, mas a foto em questão não foi tirada nesta ocasião.
Em resumo, a foto viralizada foi alterada digitalmente: Bolsonaro não aparece nela e a imagem retrata uma cúpula do G7 realizada em 2018 no Canadá e não a reunião do G20 de 2019 no Japão.