Não, este vídeo tampouco mostra a tragédia de Brumadinho

Publicações disseminadas nas redes sociais alegam mostrar o momento em que a barragem em Brumadinho, a cerca de 60 quilômetros da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, se rompeu na última sexta-feira, 25 de janeiro de 2019. Este vídeo foi assistido mais de 24.000 vezes no Facebook, desde que publicado no último sábado. As imagens, no entanto, foram feitas no Mato Grosso em 2015.

O vídeo, que pretende mostrar “o exato momento em que rompe se Barragem em Brumadinho”, na verdade ocorreu em outubro de 2015 e mostra o desmoronamento de parte das obras de uma usina hidrelétrica em Sinop, no estado do Mato Grosso, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá.

O rompimento da barragem em Brumadinho, administrada pela companhia Vale, ex-estatal privatizada em 1997, deixou pelo menos 84 mortos e 276 desaparecidos. Especialistas israelenses chegaram à região no domingo para auxiliar na busca por vítimas.

Ainda que o rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão tenha, sim, ocorrido e existam registros do incidente, o vídeo em questão mostra um desastre ocorrido no interior mato-grossense há mais de 3 anos.

A equipe de checagem da AFP no Brasil desmentiu diversos vídeos relacionados à tragédia de Brumadinho.

AFP Brasil