Não, esta imagem não mostra uma criança que sobreviveu à tragédia em Brumadinho
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 19:12
- Atualizado em 1 de fevereiro de 2019 às 19:36
- 1 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Perdi tudo mas Deus me deu uma nova chance mesmo sem entender nada eu "sobrevivi". É de cortar o coração”, diz a descrição da postagem que insinua mostrar uma criança sobrevivente da tragédia. A foto foi compartilhada cerca de 9.000 vezes no Facebook e vem de uma página que usurpa a identidade da primeira dama Michelle Bolsonaro.
Na verdade, a foto foi publicada no dia 15 de fevereiro de 2013 em um blog que retrata a vida de um jovem cuja mãe reporta sobre seu cotidiano. Na postagem, que mostra outras fotografias da mesma ocasião, sua mãe conta que quando a imagem foi feita, segundo ela, em Mococa, interior do estado de São Paulo, quando “ele cavava com a mão o fundo do riachinho marrom, catava a lama mais macia e passava no cabelo, no rosto, no corpo. Sem camisa, só de sunga, ele tinha lama até dentro do ouvido.”
O rompimento Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, deixou pelo menos 110 mortos e 238 desaparecidos.
Ainda que o rompimento tenha, sim, ocorrido e existam crianças entre as vítimas da tragédia, o foto divulgada por esta conta falsa que emula ser da esposa do presidente Jair Bolsonaro na verdade foi tirada em 2013 em um contexto de recreação infantil.
A equipe de checagem da AFP no Brasil desmentiu diversas informações relacionadas à tragédia de Brumadinho.