Não, este vídeo não mostra a queda do avião Boeing 737 MAX 8 na Etiópia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de abril de 2019 às 18:10
- Atualizado em 4 de abril de 2019 às 18:27
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Espanha, Natalia SANGUINO, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"Momento da queda do avião da Etiópia/Boeing 737 Max 8", diz a legenda da publicação em português, de 26 de março de 2019. Na publicação do vídeo em espanhol é possível ver uma indicação do usuário a respeito da origem das imagens em um dos comentários: "a verdade [é que] eu não entendo. Uns dizem que [foi no] Iraque, outros, que foi no Afeganistão. A verdade é que caiu e ninguém, nem os noticiários internacionais, tem ideia de onde foi. Mas que caiu, caiu…".
Além da viralização no Facebook em português, foi possível encontrar registros do vídeo no Twitter (1 e 2).
Em 10 de março, um Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines, que deveria cumprir a rota Adis Abeba-Nairóbi, caiu a sudeste da capital etíope, matando as 157 pessoas a bordo.
Contudo, as imagens do vídeo viralizado não mostram este acidente, e sim um anterior, com um Boeing 747 da National Airlines em Bagram, no Afeganistão, em 29 de abril de 2013.
Na época, vários meios de comunicação (1, 2 e 3) informaram sobre o ocorrido.
A Junta Nacional americana de Segurança no Transporte (National Transportation Safety Board, NTSB) tornou público em 3 de fevereiro de 2015 sua análise do acidente, que inclui um relatório sobre a sequência obtida por câmeras de duas torres de vigilância e de uma dentro de um veículo, detalhando sua localização.
Na página 8 do relatório é possível encontrar um dos fotogramas feitos de dentro do veículo, e que é visto aos 20 segundos do vídeo viralizado.
De acordo com o relatório da NTSB, a aeronave caiu devido ao fato de a carga que transportava não ter sido presa adequadamente dentro do avião, deixando os sete tripulantes mortos.
Portanto, o vídeo não mostra o acidente com o Boeing 737 MAX 8 na Etiópia em 10 de março de 2019, e sim uma queda ocorrida em 2013 no Afeganistão.