Não, este vídeo não mostra os minutos prévios ao acidente com um avião da Ethiopian Airlines
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de abril de 2019 às 15:30
- Atualizado em 9 de abril de 2019 às 15:55
- 1 minutos de leitura
- Por Anne-Sophie FAIVRE LE CADRE, Anella RETA, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Na sequência, um passageiro que usa uma máscara de oxigênio filma o seu entorno enquanto a aeronave sofre fortes turbulências e ouve-se o choro de crianças.
A legenda do vídeo em português, com 95 mil visualizações e mais de 400 compartilhamentos, diz: "Últimos momentos da queda de avião na Etiópia que fez 157 mortos. Um avião da companhia Ethiopian Airlines, que fazia a ligação entre Adis Abeba e Nairobi, no Quênia, caiu domingo com 157 pessoas a bordo. Não há sobreviventes, informou um porta-voz da companhia".
Além de português, o vídeo circulou amplamente em inglês (1), espanhol (1), francês (1) e árabe.
O voo da Ethiopian Airlines saiu de Adis Abeba em direção a Nairóbi em uma manhã clara de 10 de março de 2019, quando caiu em um campo minutos depois da decolagem, matando as 157 pessoas que estavam a bordo.
Mas alguns detalhes indicam que o vídeo viralizado não mostra o interior do avião que recentemente sofreu o acidente.
A disposição dos assentos na aeronave não corresponde à do modelo acidentado Boeing 737 MAX 8, que tem um só corredor, mas sim a um 767-300, como pode-se constatar neste vídeo.
A cena, por sua vez, ocorre durante a noite, enquanto o avião da Ethiopian Airlines decolou às 08h38 (horário local), caindo seis minutos depois.
Embora tenha sido possível verificar a partir da disposição da aeronave que a situação mostrada no vídeo não aconteceu no voo da Ethiopian Airlines que caiu em 10 de março, não foi possível confirmar de quando é a filmagem e nem em que voo foi feita.
O portal Africa Check também verificou o vídeo viral.