Não, este vídeo não mostra os minutos prévios ao acidente com um avião da Ethiopian Airlines

Um vídeo que viralizou nas redes sociais em vários idiomas alega mostrar os minutos prévios à queda de uma aeronave da Ethiopian Airlines, que deixou 157 mortos em 10 de março de 2019. Entretanto, as imagens não correspondem a este acidente.

Na sequência, um passageiro que usa uma máscara de oxigênio filma o seu entorno enquanto a aeronave sofre fortes turbulências e ouve-se o choro de crianças.

A legenda do vídeo em português, com 95 mil visualizações e mais de 400 compartilhamentos, diz: "Últimos momentos da queda de avião na Etiópia que fez 157 mortos. Um avião da companhia Ethiopian Airlines, que fazia a ligação entre Adis Abeba e Nairobi, no Quênia, caiu domingo com 157 pessoas a bordo. Não há sobreviventes, informou um porta-voz da companhia".

Além de português, o vídeo circulou amplamente em inglês (1), espanhol (1), francês (1) e árabe.

O voo da Ethiopian Airlines saiu de Adis Abeba em direção a Nairóbi em uma manhã clara de 10 de março de 2019, quando caiu em um campo minutos depois da decolagem, matando as 157 pessoas que estavam a bordo.

Mas alguns detalhes indicam que o vídeo viralizado não mostra o interior do avião que recentemente sofreu o acidente.

A disposição dos assentos na aeronave não corresponde à do modelo acidentado Boeing 737 MAX 8, que tem um só corredor, mas sim a um 767-300, como pode-se constatar neste vídeo.

A cena, por sua vez, ocorre durante a noite, enquanto o avião da Ethiopian Airlines decolou às 08h38 (horário local), caindo seis minutos depois.

Embora tenha sido possível verificar a partir da disposição da aeronave que a situação mostrada no vídeo não aconteceu no voo da Ethiopian Airlines que caiu em 10 de março, não foi possível confirmar de quando é a filmagem e nem em que voo foi feita.

O portal Africa Check também verificou o vídeo viral.