Não, este não é um desabafo da Primeira-Dama sobre Brumadinho
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 19:52
- Atualizado em 1 de fevereiro de 2019 às 20:51
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Segue um desabafo da nossa Primeira Dama escrito hoje”, diz uma das publicações que disseminam a informação, compartilhada mais de 70.000 vezes no Facebook desde que foi ao ar no dia 26 de janeiro de 2019. “Seja forte minha primeira dama! Ainda há muito por vir. Arme-se de determinação e coragem e siga fazendo seu trabalho”, comenta uma internauta.
A informação foi publicada por diversas páginas, blogs e perfis de apoio a Michelle Bolsonaro. A versão também foi difundida amplamente no Twitter.
No entanto, não há evidências de que a esposa do presidente tenha feito tais declarações.
Contatada pela equipe de checagem da AFP no Brasil, a assessoria da primeira-dama disse que a informação “não procede”.
A primeira postagem pública com este conteúdo foi feita no dia do rompimento da barragem em Brumadinho, 25 de janeiro de 2019. Naquele dia, a usuária Rosangela Lemos publicou exatamente o mesmo texto em sua conta no Facebook. Ela ainda não respondeu à solicitação de informação feita pela AFP.
O rompimento da barragem em Brumadinho, administrada pela companhia Vale, ex-estatal privatizada em 1997, deixou pelo menos 110 mortos e 238 desaparecidos.
Ainda que o rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão tenha, sim, ocorrido e existam registros de usuários que afirmam que as vítimas mereceram sofrer o acidente por terem votado em Jair Bolsonaro, não houve uma tendência nas redes sociais ou quantidade significativa de internautas defendendo esta narrativa. Por outro lado, a primeira-dama não emitiu tal “desabafo”.
A equipe de checagem da AFP no Brasil desmentiu diversas informações relacionadas à tragédia de Brumadinho.