
Não, essa foto não mostra trabalhadores na porta da fábrica da Ford após demissões
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 16:49
- Atualizado em 22 de fevereiro de 2019 às 17:49
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Desespero na porta da Ford neste momento. Já começam a despedir 2.800 funcionários. E agora bolsonitos? Nós avisamos, né galera. #LulaLivre Já”, diz a publicação, feita em 20 de fevereiro.

A equipe de checagem da AFP no Brasil verificou a informação.
A foto original foi tirada por Adonis Guerra, fotógrafo na Tribuna Metalúrgica, publicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), em 22 de janeiro de 2019 na fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, confirmou à AFP a assessoria de imprensa da organização.
Segundo a assessoria do SMABC, o retrato foi feito após uma assembleia realizada pelo sindicato com os funcionários da Ford para definir o início de um processo de mobilização a fim de obter uma resposta da direção da empresa sobre investimentos na unidade.
Na própria página oficial do SMABC no Facebook é possível ver uma série de fotografias creditadas a Adonis Guerra no dia da assembleia em questão e tiradas de um ângulo semelhante ao da imagem viralizada.

Mas o comentário que acompanha a foto que viralizou em 20 de fevereiro faz referência ao anúncio da fabricante na véspera, de que fechará as portas de sua planta em São Bernardo do Campo, a mais antiga no Brasil, que emprega cerca de 3.000 pessoas. Esta ação compõe uma reestruturação global e a montadora deixará o mercado de caminhões na América do Sul.
No dia do anúncio, em nota, o presidente do SMABC, Wagner Santana, apontou: “Com indignação e com revolta recebemos hoje a confirmação pela direção da empresa que a Ford vai fechar a sua planta em São Bernardo”. Em seu comunicado, a Ford não indicou o que irá acontecer com seus funcionários.
Apesar de a foto tirada em São Bernardo do Campo ser verdadeira e as demissões nessa mesma fábrica realmente terem sido anunciadas, a descrição da imagem leva a uma interpretação equivocada. A foto não corresponde aos funcionários na porta da companhia após o aviso de 19 de fevereiro, mas a uma assembleia realizada por seus trabalhadores quase um mês antes.