Na verdade, o tuíte foi publicado por uma conta falsa do vice-presidente no Twitter
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 11 de junho de 2019 às 18:10
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Considero muito grave e estarrecedoras as revelações de possível conspiração do então juiz Sergio Moro com procuradores da Lava Jato que levou à condenação de um ex-presidente da República. Estes supostos crimes devem ser apurados e, se comportados [sic], seus autores punidos. Selva!”, diz o tuíte compartilhado mais de 1.200 vezes em redes sociais (1, 2) desde 10 de junho.
A publicação seria uma reação à divulgação, no último domingo, pelo site The Intercept Brasil, de conversas entre o ministro Moro, quando era juiz de primeira instância em Curitiba, e procuradores da operação Lava Jato. Segundo as mensagens, procuradores teriam agido em coordenação com Moro para prejudicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A afirmação, contudo, não foi publicada na conta oficial do vice-presidente Hamilton Mourão, @GeneralMourao. A conta que escreveu o tuíte, @HamiltonMourao, não tem o selo azul de verificação do Twitter, que autentica os perfis na rede social.
Além disso, a descrição do perfil revela que não se trata de uma conta oficial. “Vice (por enquanto) Presidente da República. Falando verdades que muitas vezes doem. Perfil Não Oficial”, diz o texto.
O tuíte falso chegou a ser noticiado pelo site de notícias da Band, que desde então apagou a publicação e pediu desculpas, afirmando que a assessoria do vice-presidente negou que ele tivesse escrito o texto.
Após a publicação do tuíte falso, Mourão realmente se pronunciou sobre a divulgação das mensagens, dizendo que o ministro da Justiça e Segurança Pública tem a confiança do presidente Bolsonaro. “Eu vou responder de uma forma muito simples: conversa privada é conversa privada. Descontextualizada traz qualquer número de ilações. Então, o ministro Moro é um cara da mais ilibada confiança do presidente”, afirmou a jornalistas.
Em resumo, o tuíte não foi escrito pelo vice-presidente Hamilton Mourão, mas publicada em uma conta falsa.