Na verdade, este vídeo de uma escada feita com fogos de artifício mostra uma obra de um artista chinês
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de agosto de 2019 às 19:58
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os japoneses fizeram uma homenagem a banda de rock Led Zeppelin, ao transformar em realidade o sua música de maior sucesso Stairway To Heaven (uma escada para o paraíso)! Long Live Rock'N'Roll !! [sic]”, diz a legenda que acompanha algumas das publicações (1), compartilhadas mais de 163 mil vezes no Facebook.
No Twitter, o vídeo também se espalhou, assim como em outros idiomas, como o espanhol, por exemplo.
Por meio da ferramenta InVid, a equipe de verificação da AFP fez uma busca reversa* pelos frames do vídeo. O registro mais antigo encontrado é visto em uma nota de 11 de agosto de 2015 na revista norte-americana Time. Entretanto, a gravação mencionada no artigo não está disponível, pois “a conta no YouTube associada a ela foi cancelada”.
No artigo da revista explicam que a escada vista no vídeo é uma peça de arte do chinês Cai Guo-Qiang, cuja obra foi realizada em junho daquele ano na província de Fujian, na China.
De acordo com a página oficial de Guo-Qiang, ele realizou o “Sky Ladder” em 15 de junho de 2015 na ilha Huiyu. Esta obra protagoniza o documentário homônimo da Netflix, que estreou em 2016 e foi dirigido pelo britânico Kevin Macdonald.
Ao ser contactado pela AFP, o Estúdio Cai, do artista, assegurou que o “Sky Ladder não foi inspirado na música de Led Zeppelin ‘Stairway to Heaven’”. A obra foi originalmente idealizada como parte do festival anual de música e arte da cidade inglesa de Bath em 1994.
“Esta proposta de projeto é resultado de uma busca na cultura, história e religião de Bath [...] O projeto tem como objetivo nos libertar da constante força da gravidade, escavando e descobrindo um tempo e espaço desconhecidos”, lê-se ler no catálogo da exposição do Festival de Bath de 1994 intitulado “Well Spring: Messages and Revelations by Contemporary Artists to Animate the Ancient City of Bath”, segundo o Estúdio Cai.
Nos primeiros minutos do documentário da Netflix, “Sky Ladder”, aparece uma tomada da Igreja de Bath, cuja fachada é composta por um grande vitral e duas torres decoradas com figuras em forma de escadas e anjos, que as usam em uma tentativa de subir ao céu.
“Esta é uma escada ao céu, da mesma forma que os cristãos tentam se aproximar de Deus. Vamos construir uma escada que conecte este povo com o exterior”, diz Guo-Qiang no documentário.
Na produção da Netflix é explicado que o projeto “Sky Ladder” foi concretizado em 2015, depois de quatro tentativas frustradas.
A primeira tentativa ocorreu em Bath, na Inglaterra, em 1994, mas foi cancelada pelo mau tempo. A segunda foi em Xangai, na China, em 2001, cancelada pela elevação do alerta terrorista após os atentados de 11 de setembro daquele ano em Nova York.
A terceira foi em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2012; a permissão foi revogada pelo risco de incêndio que representava usar um globo aerostático para elevar a escada antes de acendê-la. A quarta e última tentativa de realizar o “Sky Ladder” foi em 2015, na ilha Huiyu. Guo-Qiang o dedicou a sua avó, que naquele ano completou 100 anos.
Em resumo, o vídeo da escada não é uma homenagem feita pelos japoneses à música “Stairway to Heaven”, de Led Zeppelin. Na realidade, trata-se de uma obra do artista chinês Cai Guo-Qiang realizada na ilha Huiyu, no sudeste da China, em 2015.
*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.