Na verdade, choque entre policiais e manifestantes aconteceu em 25 de setembro de 2019

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 22 de outubro de 2019 às 22:10
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo em que policiais parecem lançar gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes vestidos de verde e amarelo que se reúnem em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, tem sido amplamente compartilhado em redes sociais desde o último dia 15 de outubro. Segundo as publicações, as imagens foram gravadas na semana passada. No entanto, o vídeo é originalmente de 25 de setembro deste ano.
Image
Captura de tela feita em 18 de outubro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

“ISSO FOI HJ PELA MANHA NO STF O STF JOGOU A POLÍCIA CONTRA O POVO Mas o povo começou a se concentrar em frente ao STF!!! Querem expulsar os ministros na marra! Uma TV apresentou esse vídeo hj pela manhã. Logo em seguida, o STF e Senado ligaram para a TV intimando sob ameaça que retirassem dos demais telejornais. Inclusive, já foi retirado do YouTube. Repasse pro bem da NAÇÃO !!! [sic], diz a legenda de uma das publicações, compartilhada mais de 68 mil vezes no Facebook desde 15 de outubro. 

Desde então, a mesma alegação apareceu em diversas publicações de 16, 17, 18, 19, 20 e 21 de outubro - todas garantindo que o vídeo foi gravado “hoje pela manhã”

No entanto, uma busca reversa no Google por capturas de tela da gravação viralizada mostra que ela não foi filmada em nenhuma destas datas.

A pesquisa localizou o mesmo vídeo publicado em 26 de setembro deste ano em um sites de notícias. O texto indica que a gravação foi feita no dia anterior, 25 de setembro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Image
Comparação entre vídeo viralizado no Facebook em 15 de outubro de 2019 e gravação publicada no Twitter em 25 de setembro de 2019

Para confirmar esta informação, a equipe de checagem da AFP buscou no Twitter por fotos e vídeos publicados a partir de Brasília na data em questão. A pesquisa localizou diversas imagens (1, 2) nas quais é possível identificar os mesmos cartazes vistos na gravação viralizada, como demonstrado no exemplo ao lado. 

Contactada por e-mail, a Polícia Militar do Distrito Federal confirmou à AFP que o vídeo foi gravado em 25 de setembro deste ano.

Naquele dia, grupos antagônicos realizaram protestos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto a corte discutia um caso que pode anular dezenas de condenações da operação Lava Jato. 

Em nota enviada à AFP, a Polícia Militar do DF afirmou que, em 25 de setembro, manifestantes hostilizaram os agentes presentes “atirando pedras e pedaços de paus” e deixando um policial ferido. “Foi necessária a utilização de meios de dissuasão, a fim de conter a investida antidemocrática”, disse a PM.

O vídeo voltou a viralizar em meados de outubro, no momento em que o Supremo Tribunal Federal começou a julgar a legalidade das prisões em segunda instância - debate controverso que pode resultar na liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A discussão começou na última quinta-feira, 17, e será retomada nesta quarta, 23 de outubro.

Questionada pela AFP no último dia 18 de outubro, a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que “até o momento, não registrou ocorrência de manifestação no STF esta semana”.

Em resumo, é falso que o vídeo viralizado mostre um choque entre policiais e manifestantes durante protesto realizado em meados de outubro em frente ao STF, em Brasília. A gravação realmente mostra uma manifestação organizada em frente à corte, mas em 25 de setembro deste ano.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco