Imagem de uma jovem encarando policial foi feita no Chile, mas em 2016

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma foto em que uma jovem encara um policial tem circulado amplamente em redes sociais. As publicações sugerem que a imagem foi feita durante os violentos protestos realizados no Chile desde 18 de outubro, motivados pelo aumento no preço de passagens de metrô. No entanto, apesar de ter sido feita no Chile, a foto é de setembro de 2016.

“O Chile em uma só foto”, diz uma das publicações, compartilhada centenas de vezes no Facebook nesta terça-feira, 22 de outubro. “Enquanto isso, no Chile…”, diz outra publicação no Twitter, acompanhada pela hashtag #ChileDespierta, utilizada para compartilhar registros dos protestos atuais. 

A foto também aparece em publicações em espanhol, inglês e francês

Capturas de tela feitas em 22 de outubro de 2019 de publicações no Twitter

No entanto, uma busca reversa pela imagem mostra que ela não foi tirada durante os protestos que abalam o Chile desde o último dia 18 de outubro.

A pesquisa localizou a mesma imagem publicada em 12 de setembro de 2016 em uma reportagem do jornal uruguaio El País sobre manifestações realizadas no Chile no dia anterior, 11 de setembro, para marcar os 43 anos do golpe militar que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet (1973-90).

A reportagem credita a foto à agência Reuters. Uma busca no banco de imagens dessa agência permite confirmar sua data e seu contexto original. 

“Uma manifestante olha para um agente da polícia de choque durante um protesto que marca o golpe militar de 1973 em Santiago, no Chile. 11 de setembro de 2016”, diz, em tradução livre, a legenda em inglês da foto, tirada por Carlos Vera. 

Captura de tela feita em 22 de outubro de 2019 mostra foto publicada no banco de imagens da agência Reuters

Em declaração ao jornal La Tercera, Vera contou na época a história do clique. Segundo o fotógrafo, a jovem vista na imagem estava caminhando com um grupo quando “as forças especiais começaram a deter pessoas seletivamente”. “Ela reagiu e parou com olhar desafiador em frente ao policial” do corpo dos Carabineiros.

A imagem voltou a viralizar neste mês de outubro, após manifestações contra um aumento no preço das passagens do metrô de Santiago desencadearem uma onda de violência no Chile. Varias pessoas morreram desde o início dos confrontos no último dia 18 de outubro. O presidente chileno, Sebastián Piñera, declarou estado de emergência.

Em resumo, a foto viralizada, na qual uma jovem encara um policial, não foi tirada durante os protestos realizados neste mês de outubro no Chile. A imagem realmente foi feita no país, mas em setembro de 2016, durante uma manifestação para marcar os 43 anos do golpe militar chileno.