A menina que dorme sobre desenho não é de orfanato no Iraque, mas prima de fotógrafa iraniana
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de outubro de 2020 às 16:11
- 2 minutos de leitura
- Por Ange KASONGO, AFP Indonésia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“No Iraque, uma menina fez um desenho da sua mãe no chão do seu orfanato. Com muito cuidado, tirou os sapatos, sentou-se no peito do desenho da sua mãe e adormeceu. Eu não sei como usar a linguagem humana para interpretar uma imagem de tal magnitude como esta”, dizem publicações no Facebook (1, 2, 3) e Twitter.
Algumas versões das postagens detalham, ainda, que a mãe da menina teria morrido durante a “guerra do Iraque” e que a criança havia tirado o sapato antes de deitar sobre o desenho em sinal de respeito, “tal como a cultura oriental manda fazer, ao entrar num lugar santo”.
A imagem, com alegações semelhantes, também circula em espanhol, inglês, francês, indonésio e árabe.
Prima de uma artista
Uma busca reversa pela fotografia no Google levou a uma publicação feita no Twitter em 2017, na qual um usuário afirma que a imagem foi feita pela artista iraniana Bahareh Bisheh que teria tirado a foto “de sua prima depois que ela dormiu na calçada do lado de fora de sua casa”.
Uma pesquisa pelo nome da fotógrafa no Google levou a sua conta no Instagram, que tem como foto de perfil a imagem viralizada. Em sua biografia, afirma que é uma artista visual, ilustradora e fotógrafa.
Também disponibiliza o link de sua conta no Flickr, onde publicou a foto compartilhada nas redes com o título “I Have a Mother…” (Tenho uma mãe…), em 15 de julho de 2012. Na página, detalha que a foto foi feita por “Bahareh Bisheh do Irã”.
Respondendo a um comentário de um usuário na rede social, Bisheh conta: “Esta menina é minha prima que dormiu na calçada em frente à minha casa. Brincou um pouco e simplesmente se deitou para descansar e adormeceu”.
Em seguida, relata como capturou o momento e desmente as alegações das publicações viralizadas: “Usei uma cadeira para levantar e tirar essa foto. Não há nenhum orfanato envolvido, nem uma história trágica por trás disso. Aproveitei essa oportunidade para ser criativa. É um estilo de fotografia”.
Em suas contas no Flickr e Instagram podem ser vistas fotografias com estilo semelhante (1, 2, 3), também protagonizadas por uma menina. Em algumas, a roupa e os sapatos utilizados pela criança são os mesmos da imagem compartilhada nas redes.
No YouTube, a artista compartilhou suas obras de arte, inclusive a viralizada.
Em resumo, a fotografia compartilhada nas redes não mostra uma menina de um orfanato iraquiano que desenhou sua mãe e dormiu sobre a ilustração. A imagem é da prima de uma fotógrafa iraniana que faz este tipo de propostas visuais.