Imagem de Lula coberto de ovos é montagem feita com foto de ex-prefeito de município catarinense
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de novembro de 2019 às 21:41
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Essa foto não tem preço. Aqui no Brasil você não rouba mais seu velho pinguço [sic]”, diz a legenda que acompanha a imagem em uma das publicações no Facebook. “Lula saiu da cadeia e já está mudando a economia do país, por onde passa as vendas de ovos triplicam”, diz tuíte.
A mesma foto aparece em diversas outras postagens no Facebook (1, 2, 3) e Twitter (1, 2) que, juntas, somam mais de 7 mil compartilhamentos.
A imagem viralizou depois de que Lula deixou a cadeia em Curitiba - onde passou 580 dias condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro - beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão após condenação em segunda instância. Trata-se, no entanto, de uma montagem.
Uma busca reversa por registros anteriores da mesma foto localiza o retrato original do ex-presidente, feito em 4 de março de 2016 pelo fotógrafo Victor Moriyama para o banco de imagens Getty Images.
Na imagem verdadeira, tirada em um comício na sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, Lula não está coberto de ovos e tampouco veste uma camisa azul.
A blusa manchada de amarelo foi, na verdade, retirada de uma fotografia do ex-prefeito do município catarinense de São Miguel do Oeste, Nelson Foss da Silva, que foi atingido por ovos em março de 2018 (1, 2) enquanto integrava uma caravana do ex-presidente Lula pelo sul do Brasil.
Na época, manifestantes contrários a Lula jogaram ovos e pedras contra a comitiva do petista em mais de uma ocasião. De acordo com veículos, o ex-presidente não chegou a ser atingido.
Em reação, Lula chamou os responsáveis por jogar os ovos de “canalhas” e disse esperar que a Polícia Militar “desse um corretivo” neles.
Ainda durante sua viagem pelo sul do Brasil, dois ônibus da comitiva de Lula foram atingidos por tiros. Ninguém ficou ferido.
Em resumo, é falso que a imagem viralizada mostre o ex-presidente Lula após ser atingido por ovos. A imagem é uma combinação de uma fotografia do petista em 2016 com um registro do ex-prefeito de São Miguel do Oeste em 2018.