Esta fotografia de multidão não é de protesto atual, mas de março de 2015

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 18 de novembro de 2019 às 21:10
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma foto que mostra uma grande aglomeração de pessoas durante um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, foi compartilhada ao menos 48 mil vezes desde 17 de novembro de 2019 como se mostrasse uma manifestação ocorrida neste dia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. No entanto, a imagem em questão foi capturada em 15 de março de 2015 durante um ato a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Povo de São Paulo no Brasil pede: ‘Fora Gilmar! Fora Toffoli!’ (os ministros que soltaram Lula) Domingo 17 novembro 2019 O ministro Gilmar Mendes do SFT (STF: Supremo Tribunal Federal) junto com seu colega Dias Toffoli (nomeado por Lula) despertam o asco do Brasil com ‘leis’ pró criminosos [sic], diz uma das postagens, compartilhada mais de 1.300 vezes, que contém a fotografia supostamente feita na manifestação do 17 de novembro, na Avenida Paulista.

Além dessa publicação com a foto, outras circularam largamente, somando mais de 47 mil compartilhamentos, relacionando-a ao protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. “OLHA GILMAR… ROBÔS PERIGOSÍSSIMOS ESTÃO NAS RUAS CONTRA VOCÊ! #ImpeachmentGilmarMendes”, mencionava uma segunda postagem (1, 2).

A fotografia foi encontrada pela equipe do AFP Checamos por meio da busca reversa* em uma matéria do site Sputnik de 15 de março de 2015. Nela, havia o crédito ao fotógrafo Nacho Doce para a agência de notícias Reuters.

No site da Reuters foi possível achar a imagem original com seu contexto. Tirada em 15 de março de 2015, a legenda da foto diz, em tradução livre do inglês: “Manifestantes reunidos durante protesto contra a presidente do Brasil Dilma Rousseff na Avenida Paulista, em São Paulo, em 15 de março de 2015. Cerca de um milhão de manifestantes marcharam nas cidades de todo o Brasil contra uma economia fraca, o aumento dos preços e a corrupção - e para pedir o impeachment da esquerdista Rousseff”.

Por meio de alguns elementos das imagens é possível confirmar que elas são iguais e que o contexto e data atribuídos nas postagens viralizadas são enganosos.

Image
Comparação das fotos feita em 18 de novembro de 2019 mostra, à esquerda, a imagem viralizada com o contexto errado e, à direita, a fotografia do site da Reuters

Em 15 de março de 2015, várias manifestações no país reuniram mais de 1,5 milhão de pessoas. De acordo com a AFP, o maior protesto foi registrado em São Paulo, com um milhão de pessoas, e grande parte dos presentes exigiam o impeachment da então governante.

No protesto de 17 de novembro de 2019, consideravelmente menor do que se pode ver na foto de 2015, por sua vez, os principais alvos eram o ministro Gilmar Mendes, o STF, e seu presidente Dias Toffoli, após a decisão tomada em 7 de novembro de que o cumprimento da pena de prisão deve começar após o esgotamento das possibilidades legais de recursos, ou seja, após o chamado trânsito em julgado.

O parecer alterou o entendimento de que o réu seria preso a partir da condenação em segunda instância, beneficiando o ex-presidente pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu.

Em resumo, a imagem largamente compartilhada como se mostrasse o ato de 17 de novembro contra o ministro do STF Gilmar Mendes em São Paulo foi tirada, na realidade, em 15 de março de 2015 durante um protesto na mesma Avenida Paulista, contra a então presidente Dilma Rousseff e por seu impeachment.

*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco