Esta fotografia de multidão não é de protesto atual, mas de março de 2015
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de novembro de 2019 às 21:10
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Povo de São Paulo no Brasil pede: ‘Fora Gilmar! Fora Toffoli!’ (os ministros que soltaram Lula) Domingo 17 novembro 2019 O ministro Gilmar Mendes do SFT (STF: Supremo Tribunal Federal) junto com seu colega Dias Toffoli (nomeado por Lula) despertam o asco do Brasil com ‘leis’ pró criminosos [sic]”, diz uma das postagens, compartilhada mais de 1.300 vezes, que contém a fotografia supostamente feita na manifestação do 17 de novembro, na Avenida Paulista.
Além dessa publicação com a foto, outras circularam largamente, somando mais de 47 mil compartilhamentos, relacionando-a ao protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. “OLHA GILMAR… ROBÔS PERIGOSÍSSIMOS ESTÃO NAS RUAS CONTRA VOCÊ! #ImpeachmentGilmarMendes”, mencionava uma segunda postagem (1, 2).
A fotografia foi encontrada pela equipe do AFP Checamos por meio da busca reversa* em uma matéria do site Sputnik de 15 de março de 2015. Nela, havia o crédito ao fotógrafo Nacho Doce para a agência de notícias Reuters.
No site da Reuters foi possível achar a imagem original com seu contexto. Tirada em 15 de março de 2015, a legenda da foto diz, em tradução livre do inglês: “Manifestantes reunidos durante protesto contra a presidente do Brasil Dilma Rousseff na Avenida Paulista, em São Paulo, em 15 de março de 2015. Cerca de um milhão de manifestantes marcharam nas cidades de todo o Brasil contra uma economia fraca, o aumento dos preços e a corrupção - e para pedir o impeachment da esquerdista Rousseff”.
Por meio de alguns elementos das imagens é possível confirmar que elas são iguais e que o contexto e data atribuídos nas postagens viralizadas são enganosos.
Em 15 de março de 2015, várias manifestações no país reuniram mais de 1,5 milhão de pessoas. De acordo com a AFP, o maior protesto foi registrado em São Paulo, com um milhão de pessoas, e grande parte dos presentes exigiam o impeachment da então governante.
No protesto de 17 de novembro de 2019, consideravelmente menor do que se pode ver na foto de 2015, por sua vez, os principais alvos eram o ministro Gilmar Mendes, o STF, e seu presidente Dias Toffoli, após a decisão tomada em 7 de novembro de que o cumprimento da pena de prisão deve começar após o esgotamento das possibilidades legais de recursos, ou seja, após o chamado trânsito em julgado.
O parecer alterou o entendimento de que o réu seria preso a partir da condenação em segunda instância, beneficiando o ex-presidente pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu.
Em resumo, a imagem largamente compartilhada como se mostrasse o ato de 17 de novembro contra o ministro do STF Gilmar Mendes em São Paulo foi tirada, na realidade, em 15 de março de 2015 durante um protesto na mesma Avenida Paulista, contra a então presidente Dilma Rousseff e por seu impeachment.
*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.