( . / )

Vídeo de torcedores em um estádio nos EUA circula como se fosse do aeroporto de Cabul em 2021

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Uma gravação que supostamente mostra a entrada de uma multidão no aeroporto de Cabul somou mais de 10 mil interações nas redes sociais desde o último 16 de agosto, em meio à saída de diplomatas, estrangeiros e civis do Afeganistão depois que os talibãs tomaram o poder. Mas, na realidade, o vídeo corresponde à entrada de torcedores em um estádio nos Estados Unidos em 2019.

“A imagem de milhares de afegãos invadindo o aeroporto de Cabul, em uma tentativa desesperada de entrar nos poucos aviões que restam, sem nem saber o destino, é bastante simbólica sobre o estrago causado em apenas 06 meses de governo Biden”, indicam as legendas de algumas publicações no Facebook (1, 2) que compartilham o vídeo.

A sequência relacionada ao aeroporto da capital afegã também circulou no Instagram, no YouTube e no Twitter (1, 2), assim como em postagens em outros idiomas, como árabe, espanhol e inglês.

Captura de tela feita em 27 de agosto de 2021 de uma publicação no Twitter ( . / )

As imagens começaram a circular nas redes sociais após a reabertura do aeroporto de Cabul, em 16 de agosto de 2021.

Um dia antes, milhares de pessoas compareceram ao terminal aéreo na tentativa de fugir do novo regime talibã, que havia tomado o palácio presidencial depois da saída do presidente Ashraf Ghani do país.

Aviões militares de todo o mundo começaram a organizar uma ponte aérea para evacuar diplomatas, estrangeiros e civis que trabalhavam para os Estados Unidos e países aliados ocidentais. Mas o vídeo viralizado não mostra a cena no terminal aéreo de Cabul.

Uma busca reversa no Google por uma das capturas de tela da sequência mostrou como resultado o mesmo vídeo publicado no YouTube, mas com data de 6 de janeiro de 2019.

O título da gravação indica, em inglês: “Os torcedores do [Dallas] Cowboys entraram no estádio quando os portões abriram pela primeira vez em 5 de janeiro de 2019”.

Uma busca pelas palavras-chave “Estádio”, “Dallas”, “abertura” e “2019” levou ao mesmo vídeo, mas em um tuíte do jornalista esportivo Jon Machota. Nele, descreve que a gravação foi feita no estádio AT&T antes da partida de futebol americano entre o Dallas Cowboys e o Seattle Seahawks. Esse foi o registro mais antigo encontrado pela equipe de checagem da AFP.

Meios de comunicação também registraram o episódio do vídeo viralizado (1, 2, 3).

Uma comparação da sequência com as imagens encontradas por meio da ferramenta Street View do Google Maps permite corroborar que se trata do estádio AT&T, em Dallas.

Comparação feita em 27 de agosto de 2021 entre uma publicação no Facebook (E) e a imagem obtida pelo Google Street View ( . / )

Conteúdo semelhante foi verificado pela equipe do Aos Fatos.

Afeganistão