A menor ave do mundo é o pássaro abelha, mas a foto é de um pisco-de-peito-ruivo em miniatura

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Publicações com a imagem de um pássaro muito pequeno sobre uma mão circulam desde, pelo menos, 20 de abril, alegando ser de um "beija-flor-de-abelha", a "menor ave do mundo". A imagem, compartilhada mais de 35 mil vezes, mostra, na realidade, um pássaro em miniatura feito por uma artista búlgara. Embora o colibri cubano ou pássaro abelha seja, de fato, o menor pássaro do mundo, a ave recriada na imagem é um pisco-de-peito-ruivo ou pintarroxo.

Publicações com a imagem de um pássaro muito pequeno sobre uma mão circulam desde, pelo menos, 20 de abril, alegando ser de um "beija-flor-de-abelha", a "menor ave do mundo". A imagem, compartilhada mais de 35 mil vezes, mostra, na realidade, um pássaro em miniatura feito por uma artista búlgara. Embora o colibri cubano ou pássaro abelha seja, de fato, o menor pássaro do mundo, a ave recriada na imagem é um pisco-de-peito-ruivo ou pintarroxo.

“Esse e o beija flor de abelha! O menor pássaro  do mundo!”, diz uma publicação compartilhada no Facebook, com uma fotografia de uma ave do tamanho de uma unha pousada em um mão. Em outras publicações (1, 2), a legenda é: “O beija-flor-de-abelha é o menor pássaro do mundo, encontrado no Zapata em Cuba. Bate as suas pequenas asas à incríveis 80 vezes por segundo”.

Imagens semelhantes foram compartilhadas em espanhol (1, 2).

Captura de tela feita em 9 de agosto de 2021 de uma publicação no Facebook

 

A equipe de checagem da AFP já verificou em 2019 publicações com uma fotografia semelhante, mas de outra ave, que dizia ser "o zunzuncito", conhecido também como pássaro abelha ou colibri cubano, e que foi compartilhada mais de 12 mil vezes em vários idiomas.

Naquela ocasião, o resultado mais antigo encontrado a partir de uma busca reversa da imagem* nos navegadores Google e Yandex foi de julho de 2014, na conta Pinterest Malinik Miniatures, que apresenta "esculturas de animais e aves feitas à mão" e direciona para uma página no Facebook com o mesmo nome.

Nessa página do Facebook também aparece uma publicação de 7 de julho de 2020, com a imagem compartilhada em abril de 2021 e a legenda: “Little Robin landed on my hand”, em português, “O pequeno Robin pousou na minha mão”.

A maioria das fotos na conta Malinik, tanto nas redes acima mencionadas como no Instagram, tem uma estética semelhante: uma mão segura a pequena figura do animal para mostrar o seu tamanho.

Nas informações da página aparecem um endereço de e-mail e a frase: “Aves e animais realistas na escala 1:12”. O seu perfil no Twitter está localizado na cidade norte-americana de Chicago. Em uma entrevista para uma revista especializada, compartilhada no Facebook, a autora das miniaturas, uma búlgara chamada Ina Gancheva, explica o processo de elaboração das figuras, que utiliza arame, argila polimérica e fibras naturais.

Quando a imagem do zunzuncito viralizou em 2019, a equipe de checagem da AFP contactou Gancheva pelo Facebook, que confirmou ser a autora das miniaturas. Sobre o zunzuncito que se tornou viral naquele ano, a artista disse: “Fizeram isso com este e com outros pássaros também”. “Vi algumas pessoas publicando minhas fotos sem permissão e dizendo que este era o menor pássaro do mundo”, acrescentou ela na época, sem dar mais informações sobre o seu trabalho.

O pássaro abelha é a menor ave

O Professor Gary Stiles, ornitólogo do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Nacional da Colômbia, explicou à equipe de checagem da AFP em 2019 que a menor ave do mundo é “um colibri residente em Cuba que pode pesar dois gramas na fase adulta”.

O ornitólogo colombiano Andrés Cuervo, curador de ornitologia na Universidade Nacional da Colômbia e ex-diretor científico das coleções biológicas do Instituto Humboldt, comentou sobre esse colibri, também chamado zunzuncito ou pássaro abelha: “É muito pequeno. Mede entre cinco e seis centímetros e seu peso varia entre 1,6 e 2,5 gramas. Se alimentam de insetos e do néctar das flores. Esta espécie vive em áreas de florestas e de restolhos na ilha de Cuba”. O seu nome científico é Mellisuga helenae.

“Como todos os colibris, consome muitos insetos e néctar das flores de várias espécies de plantas”, afirma Cuervo.

Contudo, como pode ser visto na fotografia abaixo, esse colibri não se assemelha à ave retratada nos posts compartilhados no Facebook em abril de 2021.

Um zunzuncito, ou pássaro de abelha (Mellisuga helenae) no viveiro El Nido no México, em 27 de setembro de 2011 ( AFP / Ronaldo Schemidt)

O pássaro na foto é um pisco

A ave que aparece nas publicações virais é um pisco ⎼ conhecido também como pintarroxo ou pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) ⎼ de acordo com a autora da miniatura.

Fotografias da AFP de piscos em locais diferentes mostram que se trata do mesmo tipo de ave.

Pisco-de-peito-ruivo, ou pintarroxo (Erithacus rubecula) em Londres em 10 de maio de 2020 ( AFP / Glyn Kirk)

Em 2018, uma fotografia de um colibri topaz circulou nas redes sociais também como se fosse o menor pássaro do mundo. A imagem compartilhada na época mostrava uma miniatura de origami feita por um coletivo de artistas na Índia, como foi verificado pela AFP em francês.

*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.