Foto de shopping abandonado foi tirada nos Estados Unidos e não na Venezuela
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de outubro de 2020 às 21:36
- 6 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esse é um Shopping da Venezuela. Se não souberem votar, em breve, os do Brasil também ficarão assim...Não VOTEM em esquerdistas”, diz a legenda de uma das publicações, compartilhadas mais de 6.500 vezes no Facebook (1, 2, 3) desde o último dia 12 de outubro.
Algumas versões das postagens, que começam a circular pouco mais de um mês antes das eleições municipais, mencionam políticos específicos que supostamente seriam responsáveis pela degradação vista na imagem: “Em breve os [shoppings] do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro estarão assim se votarem em Manuela D’Avila e Eduardo Paes”.
Candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT) nas eleições presidenciais de 2018, Manuela D’Ávila disputa hoje a Prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB. Já Eduardo Paes, que foi prefeito do Rio de Janeiro entre 2009 e 2016, concorre novamente à Prefeitura da cidade, pelo Democratas.
Ambos os candidatos lideram as pesquisas de intenção de voto (1, 2) em suas respectivas cidades para as eleições que serão disputadas em 15 de novembro.
Alegação semelhante também circula no Twitter (1, 2) e em publicações em espanhol.
A foto compartilhada nas redes não foi feita, contudo, na Venezuela.
Shopping abandonado, mas nos Estados Unidos
Uma busca por registros anteriores da foto usando o buscador TinEye leva a uma publicação feita na rede social Reddit em 30 de julho deste ano. Nos comentários, um usuário indica que a imagem foi feita no shopping Rolling Acres, na cidade de Akron, Ohio.
Uma pesquisa no Google pelo nome do estabelecimento leva a diversas outras fotos que permitem confirmar a localização do shopping.
O jornal local Akron Beacon Journal publicou em fevereiro de 2019, por exemplo, uma extensa galeria de imagens que mostra a deterioração do shopping ao longo dos anos. Abaixo uma comparação entre a foto compartilhada nas redes e um registro do periódico de Akron.
Entre as imagens publicadas pelo veículo, também estão duas fotos (1, 2) em que é possível ver o prefeito de Akron, Dan Horrigan, visitando o shopping abandonado.
Outros elementos da imagem viralizada podem ser identificados nesta outra galeria de fotos do shopping Rolling Acres, publicada pela emissora de TV WKYC Channel 3, afiliada à NBC em Cleveland, Ohio, em novembro de 2016.
Ao longo dos anos, diversos fotógrafos independentes também retrataram o Rolling Acres. É o caso de Jim Sullivan, que explora estabelecimentos urbanos abandonados nos Estados Unidos para o seu blog, Places That Were.
Sullivan visitou o shopping em julho de 2017, como pode ser conferido neste link. A pedido do AFP Checamos, o fotógrafo analisou a foto compartilhada nas redes e afirmou: “A imagem que você enviou é definitivamente do Rolling Acres Mall”.
“Por favor a compare com a foto que eu publiquei em 1º de agosto de 2017. A tinta vermelha, as portas em arco, os canteiros quadrados são bons indicadores de que é o mesmo local”, detalhou.
Abaixo, a foto mencionada por Sullivan.
Fundado em 1975, o Rolling Acres entrou em decadência no início dos anos 2000, sendo eventualmente apropriado pela cidade de Akron em 2016. Em 2019, o terreno foi adquirido pela Amazon, que irá transformá-lo em um centro de atendimento.
Essa alegação também foi verificada por outros sites de checagem, como Agência Lupa e Aos Fatos.
Em resumo, é falso que a imagem compartilhada nas redes mostre um shopping abandonado na Venezuela. O registro foi feito no Rolling Acres Mall em Akron, Ohio, nos Estados Unidos.