A foto de Pelé em frente ao túmulo de Maradona é uma montagem

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Uma imagem que mostra o astro do futebol brasileiro Pelé em frente ao túmulo de Diego Maradona tem sido amplamente compartilhada em redes sociais desde o enterro do jogador argentino, no último dia 26 de novembro. Embora a foto tenha circulado em múltiplos idiomas, trata-se de uma montagem. O rosto de Pelé foi acrescentado em uma foto retirada de um banco de imagens.

O registro, compartilhado mais de mil vezes no Facebook (1, 2, 3), mostra o ex-jogador brasileiro agachado em frente a uma lápide, na qual está escrito em letras maiúsculas o nome do astro argentino, Diego Maradona. Pelé aparece segurando um buquê de flores e, na parte inferior da imagem, lê-se: “Pelé se despedindo do Diego Armando Maradona…”.

“Imagine esse dor de Pele...Ele foi sozinho na túmulo do seu amigo de verdade Diego Armando Maradona… Que coisa triste”, diz uma das publicações, que emocionam aqueles que choram a morte do ídolo argentino. 

Captura de tela feita em 3 de dezembro de uma publicação no Facebook

A imagem foi publicada, inclusive, pelo ex-ministro do Interior e líder da extrema direita italiana, Matteo Salvini, em uma publicação compartilhada cerca de 5 mil vezes desde 27 de novembro.

Além disso, também circula em espanhol, inglês e francês.

No entanto, alguns usuários colocaram em dúvida a veracidade da imagem, sinalizando que Pelé, de 80 anos, não poderia viajar devido ao seu estado de saúde frágil, enquanto outros acrescentaram que as lápides do cemitério onde Maradona foi enterrado não são como as da foto.

Uma montagem

Uma busca reversa pela imagem utilizando o motor de busca russo Yandex levou à foto original, disponível na internet desde 2016 em bancos de imagem como Istockphoto e Getty Images, creditada a PeopleImages. Nessas plataformas, a imagem é intitulada: “Eram as flores favoritas dela” (They were her favorite flowers, em inglês).

A mesma foto, livre de direitos autorais, ilustra um artigo publicado em 3 de dezembro de 2016 em um site britânico de serviços funerários.

A imagem mostra um homem agachado na mesma posição de Pelé na foto viralizada, segurando em sua mão esquerda um buquê idêntico de flores brancas,  rosas e roxas, e apoiando a sua mão direita em uma lápide sem nome.

Ao comparar ambas as imagens fica claro que a viralizada é a foto de bancos de imagens com diversos retoques, além do acréscimo do rosto de Pelé: o nome de Diego Maradona foi inscrito na lápide, a luz foi reduzida, dando à foto uma sombra crepuscular, e as mãos do homem também foram escurecidas. 

Comparação feita em 3 de dezembro de 2020 entre imagem publicada no Facebook (esquerda) e foto de banco de imagens

A verdadeira homenagem

Pelé realmente prestou homenagem a Maradona, mas em suas redes sociais (1, 2), onde disse: “Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu”

A relação entre os ídolos do futebol mundial passou por altos e baixos, que ilustraram durante anos as capas de jornais, mas em 2016 os dois se mostraram reconciliados, em um abraço histórico.

Em resumo, a imagem que mostra Pelé em frente ao túmulo do recentemente falecido Diego Maradona é, na verdade, uma montagem.

Tradução e adaptação
AFP Brasil