Foto de filhote de canguru circula desde 2014, cinco anos antes dos incêndios da Austrália
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 17:37
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Resgatado das chamas na Austrália”, diz o texto que acompanha a foto de um filhote de canguru, em publicações curtidas mais de 160 mil vezes no Instagram (1, 2, 3) ao menos desde 8 de janeiro deste ano.
Compartilhada também no Facebook e Twitter, a imagem aparece com a mesma alegação em postagens em espanhol e inglês.
No entanto, uma pesquisa pela foto no buscador TinEye - que permite localizar o registro mais antigo de um clique - mostra que ela é anterior aos atuais incêndios. A mesma imagem foi publicada em 16 de setembro de 2014 no Reddit, cerca de cinco anos antes das chamas que atingem a Austrália.
Desde então, o registro aparece em diversos compilados de fotos de animais (1, 2, 3), sem qualquer menção ao fato do canguru possivelmente ter sido resgatado de um incêndio.
Apesar de não ter sido possível chegar à origem exata da imagem, a foto não pode mostrar um filhote de canguru salvo dos incêndios australianos que assolam a Austrália desde setembro de 2019 uma vez que circula na Internet desde 2014.
Segundo levantamento da Universidade de Sydney, cerca de 1 bilhão de animais morreram devido às chamas que atingem atualmente o país. Este número inclui mamíferos, aves e répteis, mas não insetos e invertebrados.
O fogo também deixou ao menos 27 pessoas mortas, mais de dez milhões de hectares queimados e mais de 2.000 casas destruídas.
Em resumo, o filhote de canguru retratado nesta imagem não foi resgatado dos recentes incêndios australianos uma vez que a foto foi tirada ao menos cinco anos antes da eclosão das chamas.