Foto de coala abraçando filhote foi tirada em zoológico australiano antes dos incêndios

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 16:56
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A imagem de um coala abraçando seu filhote foi compartilhada dezenas de milhares de vezes em publicações que afirmam mostrar dois animais resgatados dos atuais incêndios australianos. O registro foi feito, no entanto, meses antes da eclosão das chamas e mostra dois coalas que vivem em um zoológico na Austrália.

Image
Captura de tela feita em 15 de janeiro de 2020 mostra foto publicada no Facebook

“Mãe e filho coala resgatados do fogo da Austrália. A imagem reflete o que os animais sentem.. deveria ser visto pelo mundo todo”, diz a legenda que acompanha a foto em publicação compartilhada mais de 37 mil vezes no Facebook desde 5 de janeiro deste ano.

A alegação também aparece em postagens (1, 2, 3) curtidas mais de 80 mil vezes no Instagram e em publicações viralizadas em espanhol e inglês.

Uma busca reversa* pela imagem mostra, porém, que ela não tem relação com os incêndios australianos iniciados em setembro de 2019.  

A mesma foto foi publicada no Instagram em 10 de outubro de 2019 pelo usuário @zookeeper_dan, utilizando como localização o Australian Reptile Park, um zoológico que fica no estado australiano de Nova Gales do Sul.

Procurado pelo AFP Checamos, o Australian Reptile Park afirmou que a imagem foi feita por um de seus cuidadores em julho de 2019, cerca de dois meses antes da eclosão dos incêndios.

De fato, o perfil do zoológico no Instagram publicou uma foto praticamente igual à viralizada em 7 de julho do ano passado, creditando o usuário @zookeeper_dan.

“O coala e o filhote desta foto são residentes do parque e o filhote nasceu aqui. Nem o coala adulto, nem o filhote foram resgatados dos incêndios florestais”, afirmou uma representante do parque em e-mail enviado à AFP em 15 de janeiro. Ainda segundo o zoológico, o filhote retratado na imagem é um dos sete que nasceram no parque em 2019.

Contactado via Instagram pela equipe de checagem da AFP, o usuário @zookeeper_dan, que trabalha como cuidador chefe do zoológico, ratificou a informação: “Os animais não são animais resgatados [...], eles são nossos lindos coalas do Australian Reptile Park”.

Apesar de ficar localizado no estado de Nova Gales do Sul, um dos mais afetados pelos incêndios, o Australian Reptile Park não foi atingido pelo fogo, como explicou Dan à AFP. “Não fomos [afetados], mas os incêndios estavam muito próximos. Tivemos sorte”.

Em resumo, é falso que a imagem de um coala abraçando seu filhote mostre dois animais resgatados dos recentes incêndios australianos. Apesar das chamas terem afetado milhões de animais no país, esta foto foi tirada cerca de dois meses antes da eclosão das chamas e dentro de um zoológico.

*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco