Essa gravação com projéteis é anterior à recente escalada de tensões entre Washington e Teerã
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de janeiro de 2020 às 20:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“URGENTE - Irã lança mísseis contra Base Americana no Iraque. Trump promete reduzir o Irã à idade da pedra. China e Rússia se movimentam. Imagens da TV Alzageera [sic]”, diz a legenda da postagem, cujo vídeo (1, 2, 3) teve mais de 7,5 mil reproduções. Um portal também publicou a gravação, em 8 de janeiro, como “mísseis” lançados pelo Irã “contra uma base americana no Iraque”.
Este vídeo foi postado, inclusive, na página do Facebook do senador pelo Paraná Alvaro Dias (Podemos), mas com a seguinte descrição: “URGENTE - Irã lança mísseis contra Base Americana no Iraque. Trump promete reduzir o Irã à idade da pedra. China e Rússia se movimentam. Imagens da TV All jazeera, novas ou velhas ilustram a noticia. #AlvaroDias [sic]”.
Nessa publicação, muitos usuários escreveram comentários alertando igualmente para o fato do vídeo ser antigo: “Posso estar errado, mas acho q esse vídeo não é o do ataque de hoje não!”, “Estou acompanhando na CNN.. Houve 12 mísseis, 6 acertaram.. e Trump não anunciou nada, ainda.. Vídeo é #Fake” e “Esse vídeo é fake. Fora de contexto. Não tem nada a ver com as imagens de hoje. O ataque, reivindicado pelo Irã, atingiu uma base de Al Asad. Já havia sido evacuada. Não houve nenhuma baixa norte americana. Senador, não há motivo para alarde”.
Em espanhol, a gravação também foi usada para espalhar desinformação com a atribuição de ter sido gravado durante um “recente ataque iraniano” contra os Estados Unidos.
Assim como indicaram algumas pessoas nas redes sociais, as imagens realmente não correspondem à troca de ações entre Estados Unidos e Irã no início deste ano, já que elas podem ser encontradas na Internet há mais de 14 meses.
A origem da gravação
Usando a ferramenta InVid*, a AFP realizou uma busca reversa de uma captura de tela do vídeo viral no motor de pesquisa Yandex. O resultado levou a uma publicação em farsi no Twitter com data de 29 de outubro de 2018 e inclui os mesmos 18 segundos do vídeo largamente compartilhado nas redes sociais.
جنگ جهانى بعدى پايانى براى زمين خواهد بود.
— فرتور (@Fartour1) October 29, 2018
موشكهاى زمين به زمين GMLRS (هدايت شونده) از مانور مشترك اخير انگلستان و عمان در صحراى عمان pic.twitter.com/bfHlz31SCE
Segundo o autor, as imagens mostram “mísseis terra-terra” disparados durante “uma recente manobra conjunta britânico-Omã [sic] no deserto de Omã”.
Os sites oficiais do Exército e da Força Aérea britânicos mencionam a realização da terceira edição de uma série de exercícios militares em conjunto com as Forças Armadas de Omã entre 24 de outubro e 3 de novembro de 2018.
A operação, chamada Saif Sareea 3, ocorreu em Omã e incluiu “uma série de ataques simulados sobre alvos”, de acordo com o registro da Força Aérea britânica.
A mesma sequência foi compartilhada em espanhol nas redes sociais em maio de 2019, quando foi apresentada por usuários do Twitter e Reddit como imagens do sistema lança-foguetes Astros II MLRS.
Contudo, consultada pela equipe de verificação da AFP, a empresa brasileira Avibras, fabricante do sistema, assegurou que o armamento utilizado nas publicações virais não é seu: “Não identificamos produtos fabricados pela AVIBRAS nos vídeos enviados”, afirmou a companhia em um e-mail.
Durante os primeiros dias de 2020, Irã e Estados Unidos protagonizaram uma escalada de tensões. O general iraniano Qassem Soleimani morreu em um ataque com drone comandado pelos EUA e, como resposta, Teerã lançou mísseis contra bases que abrigam as forças norte-americanas no Iraque.
Em resumo, o vídeo não corresponde ao recente ataque iraniano contra uma base norte-americana no Iraque. Na realidade, esta gravação circula na Internet desde outubro de 2018.
*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.