Elefante leva um filhote de leão em sua tromba? Uma bela história, mas é falsa

Uma foto de um elefante levando um filhote de leão em sua tromba enquanto uma leoa caminha a seu lado foi amplamente compartilhada na internet nos últimos meses. É uma bonita história; no entanto, é falsa. Foi difundida em um Primeiro de Abril em uma conta de Twitter que publica fotografias de uma parque nacional na África do Sul.

“Foi considerada a melhor foto deste século. Uma leoa e seu filhote estavam atravessando a savana mas o calor era excessivo e o filhote estava em enorme dificuldade de andar . Um elefante percebeu que seu filhote morreria e o levou a sua tromba até uma poça d’água caminhando ao lado da mãe. E nós os chamamos de animais selvagens”, conta uma publicação no Facebook que foi compartilhada mais de 100 mil vezes. Há histórias similares em espanhol, inglês e francês.

Captura de tela de uma publicação no Facebook disseminando a foto falsa, feita 31 de outubro de 2018

A imagem foi publicada por primeira vez no dia 1o. de abril deste ano pela conta Kruger Sightings. A foto, que teve mais de 100.000 retweets, estava acompanhada da seguinte legenda: “um elefante apareceu querendo ajudar a uma leoa. O elefante abaixou sua tromba, o filhote saltou e o elefante o carregou”.

 

 

A montagem, que ressurgiu nos últimos dias, possui três imagens combinadas: a do elefante, a la leoa e a do filhote. Alguns usuários suspeitaram nas redes sociais de que se tratava de uma fotografia adulterada.

A imagem já foi analisada por diferentes serviços de verificação como Snopes, smhoaxslayer.com e Mumbai Mirror em inglês e maldita.es em espanhol. No entanto, qualquer pessoa pode chegar ao mesmo resultado usando ferramentas disponíveis gratuitamente na internet.

Ao fazer uma busca inversa (com serviços como Google Images, TinyEye ou Bing), o resultado mais velho que encontramos foi do ano de 2014. No entanto, é preciso ter cuidado: não se trata da fotografia original.

Captura de tela do resultado de uma busca reversa no Tineye

É melhor realizar a busca com diversas ferramentas, já que os resultados podem variar. Desta forma, encontramos que a imagem do elefante foi publicada em 2005.

Captura de tela de uma publicação na Wikipedia de onde a imagem foi retirada, feita 19 de setembro de 2018

Encontrar a imagem da leoa é um pouco mais complicado. Decidimos fazer um recorte da imagem adulterada, onde a pata do elefante atrás dela ficasse o menos visível possível, para não confundir os motores de busca.

Captura de tela de uma busca reversa no Bing

Depois de várias tentativas, graças a uma busca reversa no Bing, encontramos uma imagem de março de 2017. Outra vez, utilizamos diversos motores de busca e descobrimos que a publicação mais antiga com esta foto foi feita em um blog em 2012.

Captura de tela do blog londolozi.com

Finalmente, a terceira imagem do filhote foi localizada por um internauta e indica que a original foi invertida para ser integrada na montagem.

Captura de tela de um tweet de @gary_ngara

Parte da verificação de fotomontagens é analisar o texto que as acompanha. No tuíte humorístico do Kruger National Park aparece a menção “Sloof Lirpa”, uma frase que, lida ao contrário, é “April Fools”, a versão em inglês de “Primeiro de Abril”.

Captura de tela do tweet original em que foi publicada a imagem adulterada como brincadeira, feita 19 de setembro de 2018

Até a pessoa que administra a conta de Twitter explicou que se tratava de uma brincadeira.

 

 

A história é, portanto, falsa. Trata-se de uma montagem de três fotografias diferentes tomadas em anos distintos e é mais uma brincadeira do que uma tentativa de desinformação, principalmente na data em que foi veiculada.