Elefante leva um filhote de leão em sua tromba? Uma bela história, mas é falsa
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de outubro de 2018 às 12:40
- Atualizado em 31 de outubro de 2018 às 16:21
- 4 minutos de leitura
- Por Sami ACEF, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Foi considerada a melhor foto deste século. Uma leoa e seu filhote estavam atravessando a savana mas o calor era excessivo e o filhote estava em enorme dificuldade de andar . Um elefante percebeu que seu filhote morreria e o levou a sua tromba até uma poça d’água caminhando ao lado da mãe. E nós os chamamos de animais selvagens”, conta uma publicação no Facebook que foi compartilhada mais de 100 mil vezes. Há histórias similares em espanhol, inglês e francês.
A imagem foi publicada por primeira vez no dia 1o. de abril deste ano pela conta Kruger Sightings. A foto, que teve mais de 100.000 retweets, estava acompanhada da seguinte legenda: “um elefante apareceu querendo ajudar a uma leoa. O elefante abaixou sua tromba, o filhote saltou e o elefante o carregou”.
We were following a lioness carrying her cub & she was getting really tired. An elephant showed up wanting to help the lioness. The elephant put its trunk down, the cub jumped up & the elephant carried the lion cub!!⁰S28, 3km from S entrance
— Kruger Sightings (@LatestKruger) April 1, 2018
Tinged by Sloof Lirpa pic.twitter.com/aebvHwtrv5
A montagem, que ressurgiu nos últimos dias, possui três imagens combinadas: a do elefante, a la leoa e a do filhote. Alguns usuários suspeitaram nas redes sociais de que se tratava de uma fotografia adulterada.
A imagem já foi analisada por diferentes serviços de verificação como Snopes, smhoaxslayer.com e Mumbai Mirror em inglês e maldita.es em espanhol. No entanto, qualquer pessoa pode chegar ao mesmo resultado usando ferramentas disponíveis gratuitamente na internet.
Ao fazer uma busca inversa (com serviços como Google Images, TinyEye ou Bing), o resultado mais velho que encontramos foi do ano de 2014. No entanto, é preciso ter cuidado: não se trata da fotografia original.
É melhor realizar a busca com diversas ferramentas, já que os resultados podem variar. Desta forma, encontramos que a imagem do elefante foi publicada em 2005.
Encontrar a imagem da leoa é um pouco mais complicado. Decidimos fazer um recorte da imagem adulterada, onde a pata do elefante atrás dela ficasse o menos visível possível, para não confundir os motores de busca.
Depois de várias tentativas, graças a uma busca reversa no Bing, encontramos uma imagem de março de 2017. Outra vez, utilizamos diversos motores de busca e descobrimos que a publicação mais antiga com esta foto foi feita em um blog em 2012.
Finalmente, a terceira imagem do filhote foi localizada por um internauta e indica que a original foi invertida para ser integrada na montagem.
Parte da verificação de fotomontagens é analisar o texto que as acompanha. No tuíte humorístico do Kruger National Park aparece a menção “Sloof Lirpa”, uma frase que, lida ao contrário, é “April Fools”, a versão em inglês de “Primeiro de Abril”.
Até a pessoa que administra a conta de Twitter explicou que se tratava de uma brincadeira.
Yesterday I shared an April Fool's joke that went super viral.
— Nadav Ossendryver (@ossendryver) April 2, 2018
It reached a total of 6million people with an engagement coming in every 0.5 seconds!
It took a lot of planning, so here is how to make your April
Fool's go viral: https://t.co/NJgePRSxX9
A história é, portanto, falsa. Trata-se de uma montagem de três fotografias diferentes tomadas em anos distintos e é mais uma brincadeira do que uma tentativa de desinformação, principalmente na data em que foi veiculada.