Vídeo de Flávio Dino no Carnaval de 2023 volta a circular como se ele estivesse fazendo propaganda para Lula em 2026

  • Publicado em 18 de fevereiro de 2026 às 20:56
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Uma gravação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino fazendo um “L” com a mão foi visualizada mais de 1,7 milhão de vezes em publicações nas redes sociais que sugerem que o registro foi feito no Carnaval de 2026. Mas o vídeo original é de fevereiro de 2023, quando ele ainda era ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Dino só assumiu o cargo no STF em fevereiro de 2024.

“Uma dos maiores absurdos no Brasil é ter ministro do STF exercendo atividade político-partidária. E isso tem nome: se chama CRIME DE RESPONSABILIDADE”, diz a legenda de uma publicação compartilhada pelo deputado federal Sargento Gonçalves (PL).

A gravação também circula no Kwai, no TikTok, no X, no YouTube, no Instagram e foi compartilhada pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo) e pelo vereador de Cuiabá Luiz Fernando Dias (Cidadania). Nela, é possível ver Flávio Dino pulando em cima de um trio elétrico enquanto faz um “L” com a mão, gesto associado ao presidente Lula.

Image
Captura de tela feita em 18 de fevereiro de 2026 de uma publicação no Instagram (.)

Os posts criticam Dino por supostamente estar assumindo um posicionamento político enquanto ocupa o cargo de ministro do STF. Mas as imagens não são atuais. 

Por meio de uma busca reversa de imagem, o Checamos localizou a gravação original, publicada em fevereiro de 2023 no Facebook de Flávio Dino. Na ocasião, ele estava no trio elétrico da cantora Vanessa da Mata, em São Luís, Maranhão.

Na época, Dino ainda era ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. Ele só assumiu o cargo de ministro do STF um ano depois, em fevereiro de 2024.

O Checamos não encontrou registros de Flávio Dino no Carnaval de 2026.

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco