Vídeo de Bolsonaro chorando é anterior ao resultado das eleições de 2022
- Publicado em 11 de fevereiro de 2026 às 21:51
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro está preso desde novembro de 2025 e no início de 2026 foi transferido para a Penitenciária da Papuda, em Brasília. Em meio a este contexto, posts visualizados mais de 19 mil vezes nas redes sociais desde 11 de janeiro de 2026 compartilham um vídeo de Bolsonaro chorando e afirmam que a cena foi registrada quando o político foi derrotado nas eleições presidenciais de 2022. Isso é enganoso: a gravação foi feita em outubro de 2022, mas antes do segundo turno do pleito eleitoral.
“Vamos relembrar o exato momento em que o povo de bem do Brasil expulsou esse lixo da presidência”, é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Instagram, no TikTok e no Kwai.
Na gravação, Bolsonaro aparece sentado e chorando. A cena é narrada por um áudio do jornalista William Bonner, em que ele afirma: “Às 19h57, Renata Lo Prete chamando a minha atenção para este momento, você está vendo na tela (…) a Justiça Eleitoral acaba de confirmar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva do PT na disputa da Presidência da República”.
Em 16 de janeiro de 2026, Jair Bolsonaro foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, onde cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022.
No pleito daquele ano, Lula derrotou Bolsonaro no segundo turno, realizado em 30 de outubro, se elegendo para o seu terceiro mandato como Presidente da República.
Mas a imagem viralizada não mostra Bolsonaro reagindo ao resultado das urnas.
Uma busca no Google pelos termos “Bolsonaro”, “choro” e “eleições” exibiu uma reportagem da Folha de S.Paulo, publicada em 11 de novembro de 2022, informando que Gilson Machado, ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, publicou um vídeo de Bolsonaro emocionado durante um culto com pastores, realizado em 13 de outubro de 2022 – o que significa que o registro foi feito após o primeiro turno daquele ano, mas antes do resultado final.
A notícia publicada na Folha de S. Paulo é acompanhada pela captura de tela do momento em que Bolsonaro chora e o texto menciona que a cena ocorreu durante um encontro de pastores em Recife.
Uma pesquisa no perfil oficial de Machado no Instagram levou à gravação, publicada em 11 de novembro, dias após a derrota de Bolsonaro nas urnas, com a legenda “Eu sei das lágrimas que tens derramado em secreto, mas agora eu quero honrá-lo em público. O choro pode durar uma noite, mas pela manhã vem o cântico de Júbilo”.
Bolsonaro, de fato, cumpriu agenda em Recife entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2022. Um artigo de 13 de outubro daquele ano relata a programação do então mandatário na capital pernambucana e menciona as pessoas que apoiaram sua visita à cidade. O deputado estadual de Pernambuco Pastor Cleiton Collins é mencionado na lista.
O Checamos fez uma pesquisa no perfil de Collins no Instagram e localizou um registro, publicado em 13 de outubro de 2022. A sequência, de pouco mais de 20 minutos, mostra sob outro ângulo Bolsonaro emocionado e sendo consolado por Machado e pelo senador Magno Malta (PL).
Uma comparação permite observar elementos semelhantes, como a vestimenta de Bolsonaro, o ambiente e as pessoas ao redor do político:
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
