
Entrevista de Barroso sobre aposentadoria do STF tem áudio manipulado para incluir provocação a ministro
- Publicado em 15 de outubro de 2025 às 17:13
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Dias após deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso anunciou, em 9 de outubro de 2025, a sua aposentadoria antecipada da Corte. Desde então, publicações que somam mais de 250 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo em que, durante uma entrevista coletiva, Barroso parece ser provocado por um homem fora de cena, que grita “perdeu, mané”. Mas isso é falso: registros originais da imprensa mostram que o ministro não foi interrompido durante a entrevista, e o áudio viralizado circula desde setembro de 2025.
“O melhor desse vídeo é o cara provocando. No final ainda solta um ‘boca de veludo’”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook, no Instagram, no Threads, no TikTok, no X e no Kwai.

Na sequência viralizada, o ministro Luís Roberto Barroso, vestindo terno e gravata e com uma expressão emocionada, conversa com jornalistas em um local externo. Uma repórter indaga quais seriam os planos do ministro após sua aposentadoria da Suprema Corte, anunciada em 9 de outubro.
Enquanto Barroso responde, é possível ouvir ao fundo a voz de um homem, que grita: “Perdeu, mané! Perdeu seu visto. Sua filha está sendo deportada. Que coisa boa, hein! É isso aí, perdeu, mané! Quem é o mané agora? Perdeu! E agora, mané?”.
As provocações fazem referência a um comentário feito por Barroso em novembro de 2022, enquanto o ministro caminhava ao lado de Alexandre de Moraes em Nova York. Na ocasião, ao ser abordado por um manifestante que questionava a segurança das urnas eletrônicas após a derrota do então presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições daquele ano, Barroso afirmou: “Perdeu, mané, não amola”.
O conteúdo circula após o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter revogado, em julho de 2025, os vistos de sete ministros do STF — incluindo Barroso — no contexto das sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes.
No entanto, o vídeo viral não mostra provocações autênticas proferidas ao ministro durante a entrevista de outubro de 2025.
Áudio manipulado
Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google conduziu a vídeos da entrevista coletiva publicados por veículos de imprensa (1, 2, 3) em 9 de agosto de 2025.
Os registros comprovam que não houve interrupções como a exibida nas postagens virais durante a conversa de Barroso com os jornalistas.
Na entrevista, o ministro comentou que não possuía planos definidos além de compromissos acadêmicos, citando convites da Sociedade Max Planck, na Alemanha, e da Sorbonne, na França.
Além disso, uma pesquisa pelas palavras-chave “Barroso” e “perdeu, mané” no TikTok encontrou publicações (1, 2) de setembro de 2025 — anteriores à entrevista concedida pelo ministro no início de outubro — que utilizam o mesmo áudio de provocações inserido no vídeo viral.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre ministros do Supremo Tribunal Federal sendo hostilizados em público.