Foto de Deltan Dallagnol com rosto machucado não mostra agressão de “esquerdistas”, mas acidente em 2023

  • Publicado em 25 de setembro de 2025 às 20:01
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após deputados aprovarem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta a imunidade de parlamentares e um pedido de urgência para tratar de um projeto de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, entidades e partidos se mobilizaram em manifestações em 21 de setembro de 2025. Nesse contexto, uma imagem do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) com o rosto machucado foi visualizada mais de um milhão de vezes nas redes sociais, com a alegação de que mostraria agressões de “esquerdistas”. Mas trata-se de uma foto publicada por Dallagnol após um acidente em 2023.

“Deltan Dallagnol é agredido por esquerdistas no meio da rua”, diz a mensagem sobreposta às publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.

Image
Captura de tela feita em 23 de setembro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

As postagens passaram a circular após a Câmara dos Deputados aprovar, respectivamente em 16 e 17 de setembro, a chamada PEC da Blindagem — Proposta de Emenda à Constituição que previa a autorização prévia do Congresso Nacional em uma eventual abertura de processos penais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra parlamentares — e o pedido de urgência para o PL da Anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado.

As medidas aprovadas pela Câmara provocaram a reação de entidades e lideranças políticas, que organizaram uma mobilização que tomou as ruas do país em 21 de setembro de 2025.

Três dias depois, em 24 de setembro de 2025, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal rejeitou a chamada PEC da Blindagem, enquanto o PL da Anistia pode ser votado pela Câmara nas próximas semanas.

No entanto, a foto de Deltan Dallagnol com o rosto machucado não tem relação com esse contexto.

Uma busca reversa no Google levou à mesma imagem publicada por meios de comunicação em setembro de 2023 (1, 2) junto à informação de que o ex-procurador da República havia caído de bicicleta enquanto levava a filha à escola.

Uma consulta às redes sociais de Deltan Dallagnol permitiu encontrar a publicação original em sua conta no Instagram em 15 de setembro de 2023. 

Na postagem, Dallagnol publicou a foto e criticou os usuários, que ele indicou serem apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que “comemoraram” seu acidente. “O amor venceu? Faz sentido seguirem Lula: falam de amor, mas praticam o ódio. O que seria uma boa resposta a eles?”, perguntou o ex-parlamentar, mostrando capturas de tela das mensagens que recebeu.

Na mesma publicação, Dallagnol compartilhou um vídeo confirmando que os machucados no rosto foram provocados por uma queda de bicicleta com sua filha, quando tentou protegê-la.

Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco