Vídeo de caças na Suécia é falsamente atribuído a ação dos EUA após envio de drones russos à Polônia

  • Publicado em 22 de setembro de 2025 às 17:53
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Em 9 de setembro de 2025, a Polônia, com o apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), abateu pelo menos 17 drones russos que entraram em seu espaço aéreo. O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, classificou a incursão como “inaceitável”. Nesse contexto, um vídeo foi visualizado mais de 500 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse aviões partindo dos EUA com destino à Europa devido aos “ataques” russos. No entanto, a gravação foi feita em Estocolmo, em março de 2025, durante a comemoração do primeiro aniversário da adesão da Suécia à Otan.

“URGENTE - Bombardeiros B-52 da Força Aérea dos EUA estão se preparando para sair do território continental dos EUA em direção à Europa após os ataques de drones da Rússia à Polônia”, dizem publicações no Facebook, no Instagram, no Telegram, no TikTok, no Kwai e no X

O conteúdo também circula em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 17 de setembro de 2025 de uma publicação no X (.)

Autoridades polonesas relataram ter recuperado partes de 17 drones de fabricação russa que caíram sem causar feridos ou danos significativos no leste do país, em 9 de setembro. 

Após a intrusão, o Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, afirmou que a organização reforçaria as defesas no flanco leste. Até o momento da publicação deste artigo, o governo russo não confirmou e nem negou a origem dos drones.

Embora a Otan seja apoiada pelos norte-americanos, o vídeo viral de aviões sobrevoando uma cidade não mostra aeronaves de combate partindo dos Estados Unidos em direção à Europa.

Uma busca reversa no Google pela captura de tela de um trecho do vídeo levou às mesmas imagens, publicadas em 11 de março de 2025 no X. Esse é o registro mais antigo localizado pela AFP. 

“Parece que o apoio do Pentágono a Estocolmo continua inabalável. Um bombardeiro B-52 dos Estados Unidos com capacidade nuclear sobrevoou Estocolmo em baixa altitude ao meio-dia, escoltado por caças suecos, um ano após a Suécia ter aderido oficialmente à Otan”, diz a legenda da publicação feita por Jonas Olsson, jornalista sueco especializado em assuntos militares.

Em 11 de março, um bombardeiro B-25 da Força Aérea dos Estados Unidos sobrevoou Estocolmo, escoltado por outras duas aeronaves suecas, para comemorar o primeiro aniversário da adesão da Suécia à Otan, conforme informado pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa e pela Otan.

Na ocasião, o site The Aviationist, especializado em aviação, também registrou o sobrevoo das três aeronaves em Estocolmo.

O vídeo viral das aeronaves mostra a fachada da biblioteca Luma e de outros prédios vizinhos, em Estocolmo, na Suécia, como pode ser observado nas imagens de satélite do Google Street View.

Image
Comparação feita em 19 de setembro de 2025 entre a gravação viralizada no X (E) e a captura de tela do Google Street View (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco