
Manchete sobre mudança na aposentadoria na Alemanha circula associada ao governo Lula
- Publicado em 19 de setembro de 2025 às 21:54
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Governo quer aumentar a idade de aposentadoria para 67 anos em breve”, diz a manchete compartilhada em publicações no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.

As publicações associam a notícia publicada pelo jornal Correio do Estado ao governo Lula em 2025, com afirmações como: “Depois de roubar o dinheiro do INSS querem aumentar a idade [da aposentadoria], acorda Brasil”.
No entanto, uma pesquisa no Google pelo título do artigo conduziu ao conteúdo original, publicado em 12 de setembro de 2025, sobre uma mudança no sistema previdenciário da Alemanha que será adotada até 2031.
“A decisão da Alemanha de elevar gradualmente a idade de aposentadoria para 67 anos até 2031 ocorre em um contexto de transformações demográficas irreversíveis”, diz o primeiro parágrafo.
Segundo o texto, o país estaria colocando em prática “mecanismos de adaptação progressiva” para realizar uma transição “suave” do aumento da idade de aposentadoria, tendo em vista que dados governamentais apontariam para uma perda de 14% da força de trabalho alemã até 2030.
O modelo aprovado pela Alemanha segue uma tendência vista em outros países da União Europeia, como a Dinamarca, que aprovou, em maio de 2025, uma lei que elevará a idade de aposentadoria para 70 anos até 2040.
A matéria do Correio do Estado ainda compara a decisão da Alemanha com o contexto vivido no Brasil, citando os protestos realizados em 2019, quando a idade de aposentadoria foi elevada para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “idade”, “aposentadoria” e “Brasil” não encontrou nenhum registro de mudança nas regras do sistema previdenciário até a data desta publicação. A idade mínima para requerer a aposentadoria em 2025 é de 65 anos para homens, com tempo mínimo de contribuição de 35 anos, e de 59 anos para mulheres, com mínimo de contribuição de 30 anos.
O Ministério da Previdência Social confirmou ao Checamos em 18 de setembro de 2025 que a alegação viral “não procede” e afirmou que “não há qualquer estudo sobre aumentar idade mínima para aposentadoria no âmbito desta pasta”.
A AFP já verificou outras alegações sobre supostas mudanças nas regras de aposentadoria no Brasil em 2025.